CAMPUS
MACAÉ
As formas da História Antiga nos livros didáticos brasileiros. Um estudo do enquadramento dos mundos antigos nos livros de História do PNLD-EM 2018.
O tema deste projeto é o tratamento e a organização dada aos temas tradicionalmente rotulados como “História Antiga” nos livros de História do PNLD-EM 2018. Entende-se que estes livros são um
importante registro histórico a ser analisado por serem a última leva de livros aprovados no Plano Nacional do Livro e do Material Didático para o Ensino Médio antes da aprovação da Reforma do
Ensino Médio e da implementação da Base Nacional Comum Curricular. Assim, eles materialização um currículo prescrito construído gradualmente desde a Redemocratização até a implementação
dessas reformas. Dado que os debates sobre o currículo de História passam por um momento especialmente importante, potencializado pela própria implementação da BNCC, estudos sobre como
se organizava esse currículo prévio, a ser ou não reformulado pela BNCC, passam a ser especialmente importantes. Um dos assuntos mais polêmicos desses debates diz respeito à exclusão
ou manutenção da História Antiga nos currículos da Educação Básica brasileira. Os defensores da exclusão apontam que esta seria uma história eivada de eurocentrismo, e por isso deletéria ao
processo de formação histórica dos estudantes brasileiros. Cabe, portanto, o estudo de em que medida e como esse eurocentrismo organiza os conteúdos de História Antiga no currículo prescrito
consolidado nos livros do PNLD-EM 2018.