CAMPUS MACAÉ

Automação simulada para precisão no ajuste do movimento de sensores para aquisição sísmica em laboratório.

Na área de exploração de petróleo, é possível realizar um levantamento sísmico marinho para estudos em laboratório, desde que a razão entre o tamanho das características para o comprimento de onda acústica, seja o mesmo para ambos, tanto em campo como no modelo físico, podendo assim ser usado em equipamento próprio de modelagem em laboratório para análise das propriedades acústicas em subsuperfície (EBROM & MCDONALD,1994). Deste modo, o sismograma gerado a partir de um levantamento sísmico em laboratório é construído a partir da soma de diversos traços sísmicos (sinais recebidos e gravados no tempo) capturados pelos sensores ultrassônicos. Cada traço sísmico é construído pela soma de vários registros (detectados por estes sensores) a partir de tiros aplicados por uma fonte sísmica. Há a necessidade de repetibilidade nas aquisições sísmicas para que suceda a soma dos traços registrados, pois os sinais de interesse serão aumentados e os ruídos cancelados. Assim, a repetição na movimentação dos sensores ultrassônicos (fonte e receptor) deverá acontecer várias vezes, sendo necessária a garantia do retorno ao início do movimento, sempre no mesmo ponto. Além disso, esta posição deve ser precisa em milímetros pois, ao realizar o downscale do dado sísmico de campo para a representação do modelo físico em escala ultrassônica, um movimento de 1mm em laboratório, indica 10m em campo. Este projeto consiste em realizar uma automação para controle da posição do sensor, o qual se movimenta por estar conectado a um motor de CC (corrente contínua). A simulação desta automação será feita com materiais, componentes e programa de computador existente no laboratório do IFF (Instituto Federal Fluminense). O sensor de posição será usado na realimentação de uma malha de controle composta pelo motor, computador e uma placa de aquisição de dados digitais. O objetivo é conectar o sensor de posição à placa de aquisição de dados (AD/DA) e esta, ao computador. Esta placa irá receber sinais do sensor de posição e enviar sinais ao motor de corrente contínua para a movimentação e repetição com precisão no posicionamento. Um algoritmo de controle deverá ser desenvolvido e testado no laboratório do IFF visando esta precisão no posicionamento e repetição do movimento do eixo do motor. Este projeto de IC (Iniciação Científica) promove aos estudantes do cursos de engenharia do IFF uma conexão entre a teoria e a experiência prática, permitindo o desenvolvimento de habilidades como resolução de problemas e visita técnica ao sistema de modelagem física sísmica do LENEP (Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo) na UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense). A parceria entre estas IES (Instituições de Ensino Superior) e este trabalho prático, visa alcançar o objetivo quatro dos dezessete objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas).