CAMPUS MACAÉ

Desenvolvimento de processos industriais através de simuladores, para ensino de robótica a estudantes da educação profissionalizante e tecnológica

Estudantes de automação resolvem problemas sobre controle de processos, e as soluções passam pela escolha do hardware e software mais adequado à atividade afim. Para formar profissionais hábeis nesta área da educação profissionalizante, cursos técnicos e graduações devem ofertar disciplinas que permitam aos discentes simular equipamentos e programas mais utilizados em automação. Os simuladores devem ser acessíveis e eficientes, para facilitar sua aquisição pelas instituições de ensino. O conjunto robótico educacional LEGO MINDSTORMS é uma aplicação de custo médio, composta por peças plásticas encaixáveis interligadas a diversos sensores (que podem ser de luminosidade, temperatura, cores, ultrassom, etc.) e a um processador, programável em linguagem de blocos característica, permitindo montagem e controle de robôs para simular operação de processos industriais em pequena escala. Delphi, C e Java são algumas das linguagens textuais de programação, regularmente ministradas aos discentes do ensino profissionalizante e tecnológico em automação. Quanto mais linguagens de programação um estudante aprender, mais apto ele estará na solução dos problemas inerentes aos processos industriais. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é propor um método, para desenvolver nos alunos a habilidade de montar robôs e programá-los em linguagens que, além de aceitar a programação textual convencional, podem ser baseadas em códigos de blocos. O método apresentado consiste em construir robôs, a partir de combinações de peças LEGO, que simulem situações típicas de processos industriais. Após a montagem dos protótipos, entra em cena o principal propósito deste projeto, que é elaborar códigos de programação, baseados na linguagem de blocos nativa do LEGO, e no paradigma textual de codificação, para tornar automática a operação dos modelos robóticos criados.