CAMPUS
MACAÉ
Elaboração de materiais didáticos com impressão 3D no Laboratório IF Maker para o ensino de química para alunos cegos no Ensino Médio Integrado do IFFluminense – campus Macaé
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PCD), de 06 de julho de 2015, tem o objetivo de garantir e fomentar o pleno exercício dos
direitos e liberdades fundamentais das PCD, de modo que se promova sua cidadania e inclusão social. O ensino de Química, dadas as dificuldades de
compreensão de assuntos que demandam um exercício imaginativo aguçado e o encadeamento de conceitos, carece de produtos educacionais que auxiliem
no processo de aprendizagem. Tratando-se de PCD, esta demanda é potencializada, visto que estes estudantes apresentam necessidades
específicas. Neste contexto de inclusão na educação científica, destacam-se os desafios enfrentados pelos estudantes cegos. Durante sua jornada escolar, o aluno com deficiência visual requer materiais adaptados que correspondam aos
seus modos de aprendizagem tátil-cinestésico, auditivo, olfativo e gustativo. Uma das formas de suprir esta necessidade é a confecção de materiais, como
modelos atômicos e estruturas moleculares, as quais podem ser obtidas por impressão 3D. A adaptação desses materiais visa assegurar que o acesso às
informações seja equivalente ao disponível para os demais alunos, garantindo que o estudante com deficiência visual possua as mesmas condições de
aprendizagem que um aluno vidente. Desta forma, este projeto propõe a elaboração de materiais didáticos dequímica em impressora 3D no Lab IF Maker, de modo a facilitar o processo de
ensino e aprendizagem de química de estudantes cegos no IFF-Campus Macaé.