CAMPUS MACAÉ

(FAN)ZINES E RELATOS DE MEMÓRIA: (S)EJA PROTAGONISTA DE SUA HISTÓRIA!

A busca de estratégias pedagógicas eficientes que desenvolvam a ampliação da competência discursiva dos alunos da Educação de Jovens e Adultos é um desafio para muitos professores. Tendo como tema o estudo da relação entre o fanzine e a produção textual, busca-se entender, através desse trabalho, como os alunos da EJA se constituem e se reconhecem como sujeitos ao experienciarem a função de autoria através da produção de fanzines, verificando de que forma essa revista artesanal contribui para a expressividade e o desenvolvimento da competência discursiva nessa modalidade de ensino. Segundo a Base Nacional Comum Curricular o eixo da produção de textos deve compreender as práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria, individual ou coletiva, do texto escrito, oral e multissemiótico com diferentes finalidades além de projetos enunciativos. Assim, justifica-se o uso do fanzine no meio educacional, publicação artesanal e alternativa, na qual se prima pela criação e autoria.
Ele contribui para a aproximação do aluno com a produção escrita, possibilitando que se torne autor de sua obra e se faça ouvir. A pesquisa, de natureza intervencionista, sob um enfoque qualitativo terá como metodologia a pesquisa-ação. O marco teórico que guiará o processo investigativo segue os princípios sociointeracionistas. Com base nessa perspectiva, o estudo partirá da concepção de gênero de Bakhtin, que trata da linguagem como um modo de interação social, e de outros estudiosos que compartilham suas ideias sobre esse tema como Marcuschi, Dolz e Schneuwly; e dos estudos sobre fanzine de Andraus,
Santos Neto, Magalhães, entre outros. Apesar de possuir muitos fatores positivos, o fanzine ainda tem sido pouco utilizado enquanto ferramenta pedagógica.