CAMPUS MACAÉ

Rio Macaé, conhecer para conservar: educação ambiental aplicada ao gerenciamento de recursos hídricos – operador de caixa de areia de realidade aumentada.

A caixa de areia (AR-sandbox) é um recurso interativo que emprega tecnologias digitais, que permitem incorporar o real e o virtual, a partir da modelagem de uma representação da superfície terrestre. Ela possibilita organização de diversas práticas educativas para o ensino, como abordagens de conteúdos sobre uso sustentável recursos hídricos, sua conexão ao ciclo hidrológico, aspectos conceituais sobre as bacias hidrográficas, compreensão dos serviços ambientais prestados pelas Áreas de Preservação Permanente (APPs), impactos da ocupação humana, e prevenção de riscos de desastres naturais. Todos assuntos relevantes para compreensão das questões que assolam a conservação das águas na região.
Portanto, tal tecnologia foi produzida como ferramenta de Educação Ambiental – do projeto Rio Macaé, conhecer para conservar com finalidade principal de difundir informações sobre as ameaças e formas de conservação das nossas águas, no território da bacia hidrográfica foco do projeto. Dessa forma, é possível promover o conhecimento sobre o funcionamento da bacia de uma maneira mais didática.
A caixa de areia foi construída com auxílio de uma estrutura de tubos PVC, um projetor de vídeo, um Kinect xbox 360, um computador com o programa AR sandbox, caixa de madeira e areia. A ferramenta possibilitou, a partir do manuseio da areia modelar relevos, produzindo diferentes conformações das bacia hidrográfica, compreender a importância das Áreas de Preservação Permanente, simular eventos naturais como a chuva e compreender seu ciclo e os impactos do aquecimento global e da ocupação humana.
O uso da SandBox AR durante as atividades do projeto aumentou o envolvimento dos participantes na exposição, e, portanto, colaborou para compreensão de partes e aspectos de funcionamento de uma bacia hidrográfica, as ameaças e principais formas de proteção.
A ferramenta auxiliou nas dinâmicas propostas, que permitiram compreender os impactos das decisões tomadas pelos estudantes na gestão sustentável da terra e dos recursos hídricos, capacitando a se enxergarem como protagonistas dos processos decisórios e defensores das águas e de um futuro mais sustentável.