CAMPUS MARICÁ

Evento

Abertura da Mostra das Profissões no IFF Maricá tem auditório lotado para palestra sobre escolha profissional

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 23/09/2024 11h23, última modificação 23/09/2024 11h26
O evento, que está em sua 5ª edição, segue até o próximo sábado, 28 de setembro, com uma extensa programação.
Mostra das Profissões no IFF Maricá

O psicólogo Vinicius Ribeiro falou sobre escolhas profissionais e respondeu perguntas dos alunos sobre o tema

Um auditório lotado de estudantes do Ensino Técnico recebeu na manhã desta segunda-feira, 23 de setembro, o psicólogo Vinicius Ribeiro, na abertura da Mostra das Profissões 2024 do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, em um debate de fundamental importância para o público presente: os desafios da escolha profissional.

E não foram poucos os questionamentos ao psicólogo. De perguntas sobre escolha de curso universitário, inserção no mercado de trabalho, retorno financeiro, identificação de dons e habilidades, rotinas de trabalho e insegurança pessoal, os estudantes aproveitaram a palestra para sanar dúvidas específicas sobre suas próprias escolhas.

"Foi muito bom ouvir as dicas e entender melhor quais preocupações devem ser importantes para mim nesse momento e quais outras posso deixar para me aprofundar mais para frente, como por exemplo a da questão salarial. Essa era uma preocupação minha na escolha da faculdade, mas entendi que há muitas possibilidades e que o mais importante é compreender como diferenciar minha formação para alcançar possibilidades melhores no mercado de trabalho", comentou o estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações Lucas Ferreira, de 18 anos, que pretende cursar Educação Física e aproveitou a palestra para perguntar sobre médias salariais.

O evento, que está em sua 5ª edição, segue até o próximo sábado, 28 de setembro, com uma extensa programação composta por visitas técnicas, oficinas práticas e palestras especialmente nas áreas de Edificações, Meio Ambiente e Turismo.

Programação do evento é diversificada

O diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Luis Felipe Umbelino, foi o responsável pela apresentação de abertura do evento e destacou a importância na promoção de diálogos e trocas de experiências entre profissionais e estudantes durante a formação profissional dos futuros técnicos.

"Hoje, abrimos a Mostra das Profissões no nosso campus. É um evento muito especial, pois possibilita aos nossos alunos o contato com o mundo do trabalho, por meio da experiência com os colaboradores externos, palestrantes, representantes de empresas, entre outros. A palestra desta manhã abre o evento com a necessidade de pensar uma escolha profissional, bem como o entendimento de que somos múltiplos em nossas capacidades laborais. Fico muito feliz em ver este auditório cheio e tão motivado desde o inicio de evento", ressaltou Umbelino.

Ao longo dos próximos dias, estão programados debates sobre temas como “Planejamento Metropolitano do Rio de Janeiro”, “Processos de projeto” e “Classificação de trilhas”, “Fundo Verde”, “Relações étnico-raciais e turismo”, “Urbanização em Maricá”, “Turismo no Carnaval”, “Segurança no trabalho na indústria da Construção Civil” e “Turismo e Acessibilidade“, entre diversas outras atividades.

A programação completa da Mostra das Profissões 2024 está disponível no site https://eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2024.