CAMPUS MARICÁ

Sétima edição

Abertura da SEPEC 2022, no IFF Maricá, tem debate sobre diversidade, preconceito e desinformação

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 20/12/2022 17h18, última modificação 20/12/2022 17h34
Evento segue até a próxima quinta-feira, dia 22 de dezembro, com uma série de palestras, oficinas, minicursos e atrações culturais no Campus Avançado Maricá.
Sepec no IFF Maricá

A mesa de abertura contou com a presença da professora indígena Carolina Potiguara

A 7ª Semana de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (SEPEC 2022) do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá teve início nesta terça-feira, 20 de dezembro, com um amplo debate sobre a diversidade contra o preconceito e a desinformação. A mesa de abertura recebeu a participação de Carolina Potiguara, que é indígena e atua como professora de História da Rede Municipal de Maricá, além de ser mestre em Linguística e Línguas Indígenas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Daniele Lemos, professora de Sociologia do IFF Maricá, que pesquisa corpos de mulheres com alopecia em seu doutorado na Universidade Federal Fluminense (UFF).

"Estou muito feliz por estar com todos vocês. Desde muito nova sou uma ativista da minha própria comunidade e justamente essa resistência da preservação de nossos saberes é que me motivou a ingressar no universo acadêmico. Defendemos a presença indígena nos espaços formais de educação e também acadêmicos, para que possamos contribuir para a inclusão dos saberes tradicionais de base dos nossos povos nos currículos escolares", contou Carolina Potiguara.

A mediação da mesa de abertura foi feita pelo diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, que destacou a qualidade e diversidade do conteúdo oferecido aos participantes nos três dias de evento.

"Estamos abrindo hoje um evento que é fundamental para nosso campus, pois é um espaço em que temos a oportunidade de aprender muito, seja com os debates sobre temáticas fundamentais para nosso dia a dia, seja com as apresentações e discussões sobre os projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos no campus e também com as diferentes manifestações artísticas e culturais trazidas para nosso palco", ressaltou Mendel Aleluia.

Para a professora Daniele Lemos, que debateu os padrões de beleza e a diversidade de corpos em sua fala na mesa de abertura, espaços de discussões como os que são abertos na SEPEC são uma oportunidade valiosa para a comunidade debater de forma mais aprofundada temas que fazem parte da sociedade.

"Quando recebi o convite para participar da mesa, refleti muito sobre de que forma poderia contribuir. E, a partir das perguntas que me fiz desde então, concluí que nós estamos em busca da construção de uma sociedade que efetivamente ainda não realizamos. Por isso, a importância de enfatizarmos a diversidade de corpos que constituem toda a nossa sociedade", destacou a professora.

O primeiro dia da SEPEC 2022 contou ainda com uma roda de conversa sobre a diversidade nas salas de aula do campus, que teve relatos dos estudantes Kalli Castro, Max Marques, Fellipe dos Anjos e Daphiny Brangel, com mediação do também aluno do IFF Maricá Edson Vitor, que é bolsista do Núcleo de Gênero e Diversidade Sexual (Nugedis) do IFF Maricá.

O evento segue até quinta-feira, 33 de dezembro, com palestras, minicursos, oficinas e atrações culturais voltadas a estudantes, servidores e funcionários terceirizados do IFF Maricá. A programação completa está disponível no site https://eventos.iff.edu.br/viisepec.