CAMPUS MARICÁ

Notícias

Esporte e Cultura

Abertura do 2º Festival da Cultura Corporal do IFF Maricá será na próxima quarta, 13/12

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 06/12/2023 19h30, última modificação 12/12/2023 16h25
Evento terá disputas de futsal para as turmas de 1º ano, e de vôlei, para as de 2º e 3º ano, além das sempre aguardadas modalidades adaptadas, que dessa vez serão o futduplas e o volençol, respectivamente.
Festival da Cultura Corporal do IFF Maricá

O Festival chega a sua segunda edição com novidades nas modalidades em disputa

Hora de preparar a torcida, reunir os times e caprichar nos treinos, pois está chegando a 2ª edição do Festival da Cultura Corporal do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. A abertura do evento acontece na próxima quarta-feira, 13 de dezembro, e segue na semana seguinte, dia 20 de dezembro, com os jogos classificatórios para as finais, que serão realizadas em janeiro. Retificação: a etapa de 13 de dezembro foi adiada para data ainda não divulgada.

"Esta edição do Festival reunirá conteúdos vivenciados no 2º semestre letivo, da disciplina Educação Física, sendo as variações do Fut para o 1° ano e jogos de rebatida para o 2° ano. Assim, teremos futsal e futduplas para as turmas de 1° ano, e voleibol e volençol para as do 2° ano, possibilitando, ainda, participação do 3° ano", explica a professora Regiane Costa, idealizadora e organizadora do evento.

Ainda segundo a professora, a ideia é "concluir um ciclo formativo junto aos esportes e jogos cooperativos trabalhados nas aulas, onde as turmas se organizam em equipes e ampliam o seu processo de aprendizagem, a partir dos princípios suscitados no Festival: integração, respeito, cooperação, empatia, divisão de tarefas, resolução de problemas, construção tática e criatividade".

O cronograma deste mês de dezembro ficou da seguinte forma:

  • 13 de dezembro: jogos de voleibol para as turmas de 2º e 3º ano (feminino, masculino e misto) - ETAPA ADIADA
  • 20 de dezembro: jogos de futsal para as turmas de 1º ano (feminino e masculino)

 

Além das disputas dentro de quadra, as arquibancadas novamente terão pontuação reservada no ranking geral do evento, com critérios de avaliação das torcidas organizadas em quesitos como criatividade, adereços, envolvimento, mascote, musicalidade, atividade corporal artística e organização geral.

O encerramento está previsto para o dia 24 de janeiro de 2024, com as disputas das finais interclasses, além de apresentações culturais e a premiação dos vencedores.

A 1ª edição do Festival aconteceu em setembro, com provas de corrida (1º ano) e jogos de cabeçabol, handebol e queimado (2º e 3º ano), além da realização de campanhas de solidariedade pelas turmas. O título inteclasse de 1º ano foi para os amarelos da 1B, enquanto na disputa entre 2º e 3º anos, os vermelhos da 2A levaram a melhor.