CAMPUS MARICÁ

Abertura do Festival de Cultural Corporal mobiliza turmas dos cursos técnicos do IFF Maricá

por admin publicado 06/09/2023 19h12, última modificação 26/10/2023 16h20
Cerimônia de abertura do evento e disputas de corrida envolveram estudantes do 1º ao 3º ano dos Cursos Integrados nesta quarta-feira, 6 de setembro.
Festival de cultura corporal do iff marica

Teve início nesta quarta-feira, 6 de setembro, o Festival de Cultura Corporal do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, com o desfile de atletas e as respectivas torcidas organizadas de cada uma das turmas de ensino técnico, na cerimônia oficial de abertura do evento, que foi realizada no ginásio esportivo do campus nesta tarde.

De fantasias de personagens de cinema a danças coreografadas, não faltou criatividade no quesito torcida, que é um dos elementos de pontuação no Festival, junto com as disputas interclasses de corrida, futsal, handebol, cabeçabol e queimada e a promoção de ações sociais pelos participantes.

Aluno do 2º ano de Edificações, Daniel Costa foi quem deu vida a "Shrek, o Verdão", mascote da sua turma. Nas disputas interclasses, ele ainda entrará em quadra para defender a equipe de handebol.

"Estou muito empolgado com tudo isso, o povo está animado demais e nosso objetivo é, com certeza, ganhar", contou o Shrek de Edificações.

Para avaliar as torcidas, foi montado um júri técnico formado por servidores e funcionários terceirizados do IFF Maricá. A pontuação de cada turma será divulgada apenas na grande final do evento, em 27 de setembro, quando será revelado o grande campeão do Festival.

Após o desfile dos atletas e torcidas organizadas de cada turma, a cerimônia abertura do evento teve ainda um momento especial, com uma apresentação de ginástica rítmica com estudantes do 1º ano que treinam e participam de competições oficiais da modalidade.

Nesta quarta-feira também foram realizadas as provas de corrida de velocidade (80m rasos, 80m com barreiras e revezamento 2x80m) e corrida de média distância, em que participaram os estudantes do 1º ano. A partir da próxima quarta-feira, começam os jogos de futsal, handebol, cabeçabol e queimado, que serão voltados às turmas de 2º e 3º ano.

Vencedor da prova de média distância e dos 80m rasos, Marcelo Barbosa, da turma 1B de Edificações, conta que treinou forte, nas últimas semanas, para o Festival.

"A gente veio se preparando bastante para a corrida e fiquei muito feliz com a vitória. Agradeço demais a todos os que participaram e torceram, porque o mais importante é justamente esse momento de integração", ressaltou o estudante.

Festival da Cultura Corporal acontecerá ao longo de todo o mês de setembro, com atividades sempre às quartas-feiras, como parte do conteúdo da disciplina de Educação Física, envolvendo todos os estudantes de 1º e 2º ano dos Cursos Técnicos como participantes, além das turmas de 3º ano, servidores e funcionários terceirizados como convidados. Além das disputas esportivas entre as turmas, estão programadas apresentações artísticas e jogos amistosos ao longo de todo o evento.

• 13h30 às 16h - Jogos de Cabeçabol e Queimado.

• 13h30 às 16h - Handebol.

• 13h30 às 15h30 - Jogos amistosos com servidores e funcionários terceirizados;
  • 15h30 - Premiação e Cerimônia de Encerramento