CAMPUS MARICÁ

Notícias

Avaliação

Alunos de Edificações do IFF Maricá participam de simulado composto exclusivamente por questões da área técnica

por Ana Paula Viana, da Comunicação Social do Campus Maricá publicado 08/12/2025 09h47, última modificação 08/12/2025 09h48
Prova foi aplicada neste sábado letivo de 3 de dezembro para todas as turmas do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio.
Simulado de Edificações no IFF Maricá

Prova foi aplicada durante o sábado letivo do campus.

O sábado letivo deste 3 de dezembro teve a aplicação do primeiro simulado composto exclusivamente por questões específicas da área técnica, no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá, ainda de forma experimental, com participação de todas as turmas do Curso Técnico Integrado em Edificações.

A iniciativa, desenvolvida pelos professores do curso, buscou dialogar diretamente com a implantação do Sistema de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), atualmente em desenvolvimento pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e cuja primeira apresentação pública ocorrerá no próximo dia 16 de dezembro, em Brasília (DF).

De acordo com o professor Francesco Lugli, que atuou na organização do simulado, a avaliação cumpre papel estratégico para o Instituto, entre os quais preparar os estudantes para provas objetivas de concursos técnicos e processos seletivos relacionados à área da Construção Civil e também produzir dados qualificados sobre o desempenho discente, que serão fundamentais nos processos de atualização e aprimoramento do Projeto Pedagógico do Curso (PPC).

"A aplicação desta primeira edição do simulado foi, a meu ver, bastante bem-sucedida. Trata-se de uma experiência inicial, que só foi possível graças ao empenho dos colegas docentes e à confiança dos estudantes na proposta", destaca Lugli.

Ainda de acordo com o docente, em breve serão divulgados os resultados, tanto individualmente para cada estudante, quanto em termos do desempenho global do curso.

"A análise será realizada com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), permitindo mapear com precisão as habilidades que compõem o perfil do egresso do Técnico em Edificações e identificar pontos fortes e aspectos a serem desenvolvidos", acrescenta.