CAMPUS MARICÁ

Integração intercampi

Alunos de Maricá e Cabo Frio participarão de intercâmbio esportivo entre os dois campi

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 30/08/2024 14h13, última modificação 30/08/2024 14h39
Evento terá início na segunda, 2 de setembro, durante reinauguração da quadra de Cabo Frio, e seguirá até quarta-feira, dia 4, com partidas no ginásio de Maricá.
Intercâmbio esportivo no IFF

Arte de Luiza Fajardo/ IFF Maricá

Estudantes-atletas do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá pegarão estrada na próxima segunda-feira, 2 de setembro, rumo ao IFF Cabo Frio para participarem da rodada de estreia do 1° Intercâmbio Esportivo-Cultural entre os dois campi. A atividade de integração é organizada pelos professores de Educação Física da Instituição e tem entre seus objetivos principais o estímulo a participação dos alunos no JINIFF, os Jogos Intercampi do IFF.

A abertura do evento terá uma atração especial: ex-alunos de ambos os campi, que participaram de edições anteriores do JINIFF, disputarão o “Jogo das Estrelas”, que terá partidas amistosas de handebol (masculino e feminino) e marcará a reinauguração da quadra poliesportiva do Campus Cabo Frio.

Na sequência, haverá uma roda de conversa formada por estudantes e egressos, partilhando com a plateia suas experiências em eventos esportivos do Instituto. A rodada de estreia do intercâmbio na segunda-feira será finalizada com um amistoso de futsal masculino.

Os jogos seguem na quarta-feira, 4 de setembro, com os estudantes-atletas do IFF Maricá recebendo, no ginásio do campus, os colegas de Cabo Frio, pela segunda rodada do Intercâmbio Esportivo-Cultural.

Estão programados para esse dia jogos-treinos de vôlei para as equipes femininas e masculinas e de futsal feminino entre os dois campi. Será realizada também uma reunião geral sobre o JINIFF 2024, com a presença de integrantes da Comissão Organizadora dos Jogos, em que serão apresentados aos estudantes de Maricá e Cabo Frio o formato e as novas regras para a edição deste ano da competição estudantil.

Vivências diferenciadas para os estudantes

De acordo com o professor de Educação Física do IFF Maricá, Rian Rodrigues, a ideia do intercâmbio é possibilitar essa transição entre os dois campi, com os participantes tendo a oportunidade de vivências esportivas e culturais diferenciadas, além de conhecerem um campus vizinho e suas particularidades quanto a localização, cursos, estrutura física e características diversificadas da comunidade acadêmica, entre outros pontos fundamentais na formação deles enquanto alunos da Rede Federal.

A parceria busca ainda ser um convite aos estudantes para a participação esportiva, seja como iniciação ou mesmo aprofundamento de práticas já em andamento, contribuindo para a formação de equipes representativas dos campi e fortalecendo os princípios de esporte educacional e seus valores humanísticos, sociais e culturais.

Os Jogos Intercampi do IFF 2024 estão previstos para serem realizados no último trimestre deste ano, reunindo estudantes-atletas de todo o Instituto, em disputas de atletismo, basquete, handebol, futebol, futsal, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez.