CAMPUS MARICÁ

Atividade Externa

Alunos de Meio Ambiente do IFF Maricá visitam Laboratório de Geociências da Uerj

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/11/2023 16h30, última modificação 24/11/2023 16h32
Estudantes estiveram no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade para participar de atividades com grupos de pesquisa da Instituição.
Visita do IFF Maricá na Uerj

Um dos espaços visitados pelos estudantes foi a Estação Climatológica da universidade

Estudantes do 2º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá pegaram estrada logo cedinho nesta sexta-feira, 24 de novembro, para uma aula diferente no Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ).

Acompanhados pelos professores Tassia Cordeiro e Mendel Aleluia, o grupo participou de uma visita técnica ao Laboratório de Geociências e às estações Climatológica e de Processos Erosivos, onde conheceram algumas das pesquisas desenvolvidas por docentes e bolsistas da Instituição.

Ex-aluno do Curso Técnico em Edificações do IFF Maricá e, atualmente, no último período da Licenciatura em Geografia da Uerj, Victor Guímaro foi um dos bolsistas que auxiliaram no guiamento dos alunos do IFF Maricá durante a visita.

“É muito bom estar podendo contribuir com esses estudantes, ainda mais sabendo o quanto uma atividade como essa que eles estão participando abre janelas de oportunidades e de aprendizagem. Hoje já estou na universidade, mas bate uma certa nostalgia ao acompanhá-los nesse processo”, conta Vitor.

Vitória Nicknig, bolsista do Laboratório de Geociências e também oriunda do ensino técnico, foi a responsável pela visita à Estação de Processos Erosivos, localizada na parte externa e onde são feitas observações e experimentos sobre os impactos das chuvas no solo.

“É muito importante ter os estudantes do Ensino Médio aqui conosco para conhecer um pouco mais do que a universidade oferece. Também venho de escola pública e espaços como esse tem, sim, que ser ocupados por todos nós”, destaca a futura geógrafa.

Professora do Departamento de Geografia da Uerj e responsável pela visita técnica, Ana Valéria Bertolino conduziu alguns experimentos e observações de solos com os alunos no Laboratório de Geociências. A atividade animou os estudantes de Meio Ambiente do IFF, entre eles Lohanna Torres.

“É a primeira vez que venho em uma universidade e fiquei encantada. Achei tudo muito interessante, até porque temos aulas de Geomorfologia e Hidrologia, além da própria Geografia, e ter esse contato maior com o trabalho de pesquisa em laboratório trouxe um aprendizado muito importante”, conta.

Localizada em São Gonçalo, a Faculdade de Formação de Professores da Uerj completou, em 2023, 50 anos e conta atualmente com com seis cursos de licenciatura plena, nove cursos de especialização, seis programas de mestrado e um de doutorado.