CAMPUS MARICÁ

Aula Prática

Alunos do IFF fazem visita guiada à Área de Proteção Ambiental de Maricá com técnicos do Inea

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/02/2023 19h11, última modificação 01/02/2023 19h39
Estudantes do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente tiveram a oportunidade de conhecer a área de restinga e a colônia de pescadores de Maricá.
Visita de alunos do IFF à APA de Maricá

A visita incluiu a área de restinga e a colônia de pescadores no Zacarias

Os estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, de uma visita guiada à Área de Proteção Ambiental (APA) de Maricá — que compreende o sistema lagunar do município, parte da Restinga de Maricá e a Ilha do Cardoso —, dentro de um programa de visitação escolar promovido pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

A visita foi organizada pela professora de Geografia do IFF Maricá Tássia Cordeiro e contou ainda com a participação do coordenador do curso, o professor Renato Jonas, e da professora de Língua Portuguesa Isabela de Carvalho, além dos guardas de parque do Inea Douglas Junqueira e Luiz Julio dos Santos e da servidora Hanna Marchon, responsável pelo guiamento dos estudantes.

"Fazemos nessa região um trabalho contínuo de fiscalização e conscientização, até por percebermos que muitas vezes a população não compreende esse espaço como uma Área de Proteção Ambiental. A restinga acaba sendo confundida como área de lazer, o que gera prejuízos para sua biodiversidade. É aquela frase que a gente sempre diz sobre a importância de conhecer para preservar", ressalta Hanna Marchon.

Para o guarda-parque Douglas Junqueira, que também é biólogo, o programa de visitas com estudantes à APA é uma forma de semear a educação ambiental entre a população maricaense.

"Essas visitas guiadas são fundamentais no sentindo de conscientizar os participantes, mas também de transformá-los em multiplicadores do conhecimento. Hoje, por ser uma região muito grande, enfrentamos desafios como o despejo irregular de lixo, desmatamento e uso de veículos em locais onde é proibido, justamente pelos danos que eles causam ao ecossistema. Então, termos conosco os estudantes é uma oportunidade de ampliarmos o conhecimento sobre a importância da APA e de sua preservação para nosso município", destaca Douglas Junqueira.

Ao longo da visita, os alunos do IFF Maricá conheceram uma das zonas de preservação da APA, na restinga, onde foram apresentadas as espécies nativas da região. A aula de campo incluiu ainda uma ida à Associação Comunitária de Cultura e Lazer dos Pescadores de Zacarias, que fica na Barra de Maricá, dentro da APA, onde os estudantes participaram de uma conversa com o presidente da associação, Vilson Correa, sobre a história da comunidade pesqueira e os desafios enfrentados atualmente pelos pescadores e suas famílias na região.

Na quinta-feira, dia 26 de janeiro, a turma do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente já havia participado de uma palestra com o gerente do Núcleo de Educação Ambiental da Prefeitura de Maricá, o professor Marcus Lacerda, sobre o patrimônio natural e histórico do município.

O álbum com as fotos da visita está disponível para download, em computador, no link https://flic.kr/s/aHBqjAqxiU.