CAMPUS MARICÁ

Notícias

Pesquisa

Alunos do IFF Maricá apresentam relato de experiência em evento sobre resiliência climática

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 12/12/2023 14h24, última modificação 12/12/2023 15h11
O trabalho 'Eco CliMaricá: educação ambiental para prevenção e redução de desastres ambientais, controle social sobre royalties e aumento da resiliência do município de Maricá/RJ' foi produzido por estudantes de Meio Ambiente.
Trabalho de pesquisa apresentado por alunos do IFF Maricá

O trabalho foi apresentado por videoconferência pelos estudantes do IFF Maricá

Três estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá apresentaram nesta segunda-feira, 11 de dezembro, um relato de experiências no 5º Workshop da Rede Internacional de Pesquisa em Resiliência Climática (RIPERC). 

Julia Lopes e Yris Werneck, do 1º ano, e Fellipe dos Anjos Coelho, do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, acompanhados pela professora-orientadora Elane Carvalho, participaram do evento com o trabalho "Eco CliMaricá: educação ambiental para prevenção e redução de desastres ambientais, controle social sobre royalties e aumento da resiliência do município de Maricá/RJ".

No relato de experiência, os estudantes falaram sobre o primeiro coletivo do campus, o Eco CliMaricá, criado a partir da participação dos alunos no Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo, o PEA Rendas, e com o ideal de lutar contra as injustiças climáticas, contra o racismo ambiental e a favor da aplicação correta dos royalties na cidade de Maricá.

A Rede Internacional de Pesquisa Resiliência Climática conta com a adesão de 260 pesquisadores oriundos de mais de cem instituições de 15 diferentes países, entre eles Brasil, Reino Unido, Paraguai, Argentina, México, Chile, Bolívia, Venezuela, Guatemala, Cuba, México, Espanha, Itália, Angola e Ghana, tendo sido criado a partir de uma parceria entre a University of York, do Reino Unido, com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), tendo o apoio da University of Leeds (UK), também do Reino Unido.