Notícias
Competição
Alunos do IFF Maricá conquistam medalhas de prata e bronze na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Os estudantes receberam as medalhas e certificados por meio da professora Elane Carvalho, coordenadora do Clube de Astronomia do campus
Medalhas de prata e de bronze para o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024! Três alunos do campus receberam nesta terça-feira, 17 de setembro, a premiação pelo resultado na competição, que envolve todos os anos estudantes do ensinos Fundamental e Médio de todo o país.
Lucas Silva Ferreira, do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações, conquistou a medalha de prata, enquanto Arthur Alves dos Santos de Sena e Júlia Lopes, ambos do 2º ano de Meio Ambiente, garantiram o bronze.
A entrega das medalhas ficou a cargo da professora Elane Carvalho, que foi a responsável pela competição no campus e é também a coordenadora do Clube de Astronomia do IFF Maricá.
"Parabenizo nossos estudantes pelos resultados excelentes, e pelo amor à Astronomia, que faz o Clube de Astronomia Nelson Travnik crescer dia após dia!", destacou a professora, após a entrega.
Os estudantes Yris Beatriz Goulart Wemeck, Tiffany Santos Torres de Oliveira, Isabela de Jesus Rodrigues e Rafaela Nascimento da Cruz também pontuaram na seletiva e receberam o certificado de participação da Olimpíada.
Aplicada por meio de uma prova única, a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica está em sua 27ª edição e é dividida em quatro níveis, sendo o nível 4 direcionado ao Ensino Médio. As provas aconteceram de forma presencial, em 17 de maio, com dez perguntas, sendo sete de astronomia e três de astronáutica. A Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) é a responsável pela realização da competição, que conta também com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Clube de Astronomia no IFF Maricá realiza atividades temáticas
Inaugurado no início deste ano, o Clube de Astronomia do IFF Maricá recebeu o nome de Nelson Travnik, astrônomo brasileiro que colaborou com o pouso do homem na Lua, após ser credenciado pela NASA, em 1969, e fazer parte do Programa Lion, que observava fenômenos lunares que pudessem afetar a missão de Neil Armstrong.
Segundo a professora Elane Carvalho, o Clube é aberto a toda a comunidade, e os interessados podem procurá-la pelo e-mail elane.carvalho@gsuite.iff.edu.br. Por meio do projeto, são realizadas reuniões e atividades como Cine Astronomia, visitas técnicas a planetários e museus de Astronomia, observações astronômicas com telescópio no campus e palestras.