CAMPUS MARICÁ

Divulgação Científica

Alunos do IFF Maricá marcam presença na Olimpíada Brasileira de Astronomia e em Mostra de Foguetes

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 19/05/2023 17h04, última modificação 19/05/2023 17h08
Estudantes dos cursos técnicos realizaram prova escrita com questões de astronomia e astronáutica, além de construírem e lançarem foguetes de garrafa pet.
Olimpíada de Astronomia no IFF Maricá

O campus teve três equipes na disputa da Mostra de Foguetes

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá fizeram nesta sexta-feira, 19 de maio, as provas escritas da 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2023). O evento, organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), reúne todos os anos alunos de escolas públicas e privadas de todo o país, com objetivo de estimular o interesse pelo estudo da ciência astronômica entre os mais jovens.

A prova é composta por dez perguntas sobre astronomia e astronáutica, e serão distribuídas medalhas aos participantes dependendo da pontuação obtida. Diretor de Extensão da Pró-reitoria de Extensão, Cultura, Esporte e Diversidade do IFF, o professor Bruno Jardim ressalta que educar cientificamente é uma tarefa fundamental para elevação da percepção e compreensão do ser humano sobre a sua realidade.

"Como instituição educadora, o IFF tem a função de contribuir no sentido de melhorar a educação científica e tecnológica. Neste ponto, a Olimpíada Brasileira de Astronomia cumpre seu papel relevante, devido ao grande espectro de influência nas Ciências da Natureza: Física, Química e Biologia se integram no conhecimento da Astronomia. Acrescento a ideia aos lançamentos de foguetes, no qual os estudantes participantes são incentivados à boa prática do estudo e da descoberta, unindo o conhecimento acadêmico às práticas manuais. Fato que nos aproxima dos nossos cursos de educação profissional", explica o diretor.

Mostra de Foguetes

No IFF Maricá, a organização da prova está sob responsabilidade da professora Elane Carvalho. O campus teve ainda três equipes participando da 17ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), evento que faz parte da OBA 2023. Nessa modalidade, os alunos têm a missão de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet ou materiais similares, a partir de uma base de lançamento fixa e utilizando reações químicas para a propulsão.

Estudante do 3º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações e presidente do Grêmio Estudantil do IFF Maricá, Isaias da Paz participou tanto da OBA quando da Mostra de Foguetes, este ano, e conta ter ficado ainda mais empolgado em ampliar a oferta de atividades relacionadas a astronomia e astronáutica entre os alunos do campus.

"É muito importante a escola trazer essas vivências. Já havia participado da Mostra de Foguetes em 2019, pela minha antiga escola de Ensino Fundamental, com ótimos resultados. Esse ano, meus colegas e eu conseguimos colocar o foguete no ar, mas infelizmente não obtivemos a distância mínima de 100 metros. Mesmo assim, valeu muito a pena toda a experiência. Estou muito interessado nessa temática, já que num futuro próximo nós teremos o clube de astronomia e astronáutica aqui no campus", conta Isaias.

O resultado da OBA 2023 está previsto para ser divulgado em 30 de junho. Mais informações estão disponíveis na página do evento, http://www.oba.org.br.