CAMPUS MARICÁ

Preparação

Alunos do IFF Maricá participam de aulas extras de Redação em busca da nota mil no ENEM

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 01/09/2022 16h06, última modificação 01/09/2022 16h06
Projeto 'Texto Meu, Texto Mil' tem encontros semanais com dicas e exercícios práticos para estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do campus.
Projeto de redação do IFF Maricá

As aulas preparatórias de Redação acontecem às segundas-feiras para os alunos matriculados no projeto

Faltando pouco mais de dois meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), um grupo de 38 estudantes do 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está fazendo hora extra na escola em busca da tão sonhada nota mil na Redação do ENEM. Isso porque eles participam do projeto "Texto Meu, Texto Mil" e estão tendo aulas semanais no IFF Maricá com dicas e exercícios práticos desde o mês passado.

O projeto é desenvolvido no campus, desde 2017, pela professora Raquel Freitas de Lima e, este ano, conta também com a participação da professora Aline Azevedo de Carvalho. As inscrições foram abertas aos alunos do 3º ano no mês de julho, tendo suas vagas esgotadas logo na primeira manhã de inscrições.

Segundo Raquel, nessas aulas extras é feito com os participantes um trabalho bastante específico de explicação sobre textos dissertativo-argumentativos, tratando de suas características, estrutura e entendendo do que trata cada uma das cinco competências avaliativas do ENEM.

"As aulas retomam alguns conteúdos de Língua Portuguesa quanto às regras da norma culta, assim como discute temas atuais para fertilizar ideias a serem desenvolvidas pelos alunos. Dessa forma, compõe o projeto tanto aulas expositivas quanto aulas práticas de escrita de redação no modelo ENEM. Eu e Aline, que coordenamos o projeto, entendemos que praticar a escrita é de extrema relevância para o aprimoramento das estratégias argumentativas, o que pode levar nossos estudantes a terem menos insegurança e melhores resultados na redação do ENEM 2022", ressalta a professora.

Participante do "Texto Meu, Texto Mil", a aluna de Meio Ambiente Maria Eduarda Menezes, de 17 anos, está com foco total na preparação, com o objetivo de ingressar no curso superior de Pedagogia.

"Essas aulas estão me ajudando muito na preparação e até mesmo me dando mais segurança para a hora da prova, principalmente porque a professora Raquel já trabalhou anteriormente na correção de redações do ENEM e tem nos dado muitas dicas sobre os erros mais comuns que são cometidos e como podemos construir um texto que seja bem avaliado", conta a aluna.

As aulas do "Texto Meu, Texto Mil" acontecerão até o fim do ano letivo de 2022, com aulas preparatórias voltadas para o ENEM e também para o Vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).