CAMPUS MARICÁ

Notícias

Alunos do IFF Maricá participam de pré-conferência sobre eventos climáticos extremos e seus reflexos

por admin publicado 22/08/2023 15h40, última modificação 26/10/2023 16h24
Evento aconteceu no Rio de Janeiro e teve o objetivo de reunir especialistas, ativistas e membros da sociedade civil num conjunto de debates por soluções efetivas em relação à crise climática.
Photo 2023 08 19 13 34 42

Estudantes de Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram no sábado, 19 de agosto, da Pré-Conferência sobre Racismo Ambiental, Eventos Climáticos Extremos e Justiça Climática, evento realizado na sede da Ação da Cidadania, na Gamboa, Zona Portuária do Rio, com o objetivo de reunir especialistas, ativistas, representantes governamentais, representantes territoriais e membros da sociedade civil num conjunto de debates por soluções efetivas em relação à crise climática.

Um dos alunos do IFF mais empenhados nos debates levantados ao longo do evento, como ativismo periférico, foi Felipe dos Anjos Coelho, do 2º ano de Meio Ambiente.

"Participamos de discussões muito enriquecedoras, principalmente ao consideramos que, em pleno século 21, ainda sofremos com o racismo e o preconceito social, diariamente, em diferentes camadas da nossa sociedade. Ao debatermos sobre os eventos climáticos extremos, pudemos dialogar sobre quem mais sofre com tudo isso, que são justamente os mais pobres, por sua vez majoritariamente negros. Para mim, foi uma grande oportunidade de aprendizagem como estudante de Meio Ambiente, mas também de evolução pessoal", destacou o estudante.

A ida do grupo de estudantes à pré-conferência foi organizada a partir de um convite da professora do IFF Maricá Elane Carvalho, como parte das atividades do Projeto de Pesquisa “Rendas do Petróleo em Maricá: formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma educação ambiental crítica”, coordenado por ela, em conjunto com ações do Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo – Tecendo a Participação Popular (PEA Rendas), que é promovido pela Petrobras, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama.

"Além da aprendizagem sobre os temas abordados — Racismo Ambiental, Mudanças Climáticas e Eventos Extremos —, nossos alunos puderam ver jovens impactados diretamente por essas questões socioambientais lutando por direitos humanos, resiliência e adaptação às mudanças climáticas, dentre outras causas. Isso vai fortalecer os projetos no IFF, no sentido de fortalecer o engajamento ambiental e do exercício ativo da cidadania planetária. Ficaram realmente muito impactados com as apresentações", contou a professora Elane.

Para Rafael Silva, do 1º ano de Edificações, a ida à pre-conferência foi também uma oportunidade de conhecer diferentes pontos de vista sobre os temas propostos.

"O evento foi muito bom, com palestras que até mesmo superaram as minhas expectativas e certamente vão contribuir para a minha formação como técnico. Sou estudante de Edificações, mas com bastante interesse pela área de Meio Ambiente, e os debates sobre racismo ambiental são relacionados a temas em que já venho me aprofundando em projetos do campus que participo de forma voluntária", explica o estudante.

A Pré-Conferência sobre Racismo Ambiental, Eventos Climáticos Extremos e Justiça Climática é um evento que antecede a Conferência oficial, que está prevista para acontecer no final do ano, em Petrópolis (RJ). O evento foi organizado pelo Instituto DuClima, com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Clima da c do Rio de Janeiro.