CAMPUS MARICÁ

Evento

Alunos do IFF Maricá participarão de Jogos de Simulações de Ações Climáticas, de 28 a 31 de março

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/03/2023 10h01, última modificação 24/03/2023 17h42
Inscrições poderão ser feitas pelos estudantes de Edificações e Meio Ambiente na próxima segunda-feira, 27 de março, na recepção do campus.
Jogos de Simulações Climáticas no IFF Maricá

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá terão a oportunidade de participar, entre os dias 28 e 31 de março, dos "Jogos de Simulações de Ações Climáticas". O evento será promovido com o uso de simuladores da Climate Interactive, uma organização ligada ao Massachusetts Institute of Technology (MIT), que tem como um de seus principais objetivos a alfabetização ecológica sobre mudanças climáticas e prevenção aos desastres.

As inscrições poderão ser feitas pelos estudantes das turmas de 1º ao 3º ano dos Cursos Técnicos na segunda-feira, 27 de março, durante a abertura do ano letivo do IFF Maricá. Os formulários ficaram disponíveis na recepção do campus.

Os Jogos serão baseados em modelos de ações climáticas que usam o método de Dinâmica de Sistemas para simular, com rigor científico, o impacto de compromissos assumidos na Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em 2015, sobre as emissões de gases de efeito estufa, aumento da temperatura, aumento no nível dos oceanos, entre diversos outras variáveis. Os participantes vão desempenhar o papel de monitores que representarão os países, grupos de países e segmentos interessados, tais como ambientalistas, jornalistas, lobby do petróleo e, este ano, especialmente, o grupo de Coalisão pelas Águas/ Comitês de Bacias Hidrográficas.

Alfabetização ambiental com uso de simuladores

Coordenadora dos Jogos no IFF Maricá, a professora Elane Carvalho explica durante o evento serão formamos grupos com os participantes para representarem os delegados de nações em uma Cúpula Climática Mundial, aos moldes da COP26 de Glasgow, que ficarão encarregados de fazer um acordo internacional para limitarem o aquecimento global. Os participantes receberão instruções, com base nas posições reais que os governos das nações estão assumindo atualmente e terão como objetivos defenderem esses posicionamentos.

"Diante de um contexto de avanço do negacionismo científico, sobretudo acerca das mudanças climáticas, convém promover uma alfabetização ambiental sobre esses temas. Fazendo isso de modo divertido e lúdico para os jovens, contribuindo para aumentar o engajamento dos alunos com esse tipo de problemática ambiental em seu município, no caso em Maricá", ressalta a professora.

A largada para os Jogos no IFF Maricá aconteceu na última quinta-feira, 23 de março, com um treinamento de simulação climática para os organizadores, realizado de modo online com o apoio dos Embaixadores do Climate Interactive, liderados pelo representante no Brasil, o professor Luís Alberto Ambrósio, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, e pelo representante na América Latina, o professor Eduardo Fracassi, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires. Houve ainda a participação de membros da Defesa Civil de Maricá e do Rio de Janeiro.

Os interessados em participar do evento poderão obter mais informações com a professora Elane Carvalho, na segunda-feira, diretamente no campus. Também é possível conhecer um pouco mais sobre os simuladores no site da Climate Interactive (http://www.climateinteractive.org).