CAMPUS MARICÁ

Notícias

Oportunidade

Alunos do IFF Maricá podem concorrer a bolsas em projetos de Extensão, Cultura e Diversidade

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 02/03/2023 19h12, última modificação 02/03/2023 19h40
Editais com as regras das seleções estão disponíveis e têm oportunidades em projetos que serão desenvolvidos no campus entre os meses de abril e dezembro de 2023.
IFF abre inscrições para bolsistas e voluntários para Projetos de Extensão, Cultura e Diversidade

Estudantes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá podem se candidatar a vagas como bolsistas e/ou voluntários em projetos de Extensão e de Cultura e de Diversidade, que serão desenvolvidos no campus entre os meses de abril a dezembro de 2023. Os editais das duas seleções foram divulgados pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura, Esportes e Diversidade (Proex). 

As inscrições dos candidatos às bolsas deverão ser realizadas, online, no Módulo de Pesquisa e Extensão do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), no período especificado em cada um dos editais. Cada estudante tem a possibilidade de escolher e se inscrever em até dois projetos e poderá ser selecionado como bolsista, independentemente do campus de lotação e exercício do coordenador ou do local de execução do projeto. 

Projetos de Cultura e Diversidade

A seleção para os Projetos de Cultura e Diversidade é regida pelo edital Edital N° 232/2022. As inscrições para bolsistas e voluntários devem ser realizadas pelo estudante, de 1º a 19 de marçoonline, no Suap. Estudantes do IFF podem se candidatar a bolsas para atuação nos projetos de Cultura e Diversidade, nas modalidades de Núcleos de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), Núcleos de Estudos Sobre Gênero, Diversidade e Sexualidades (Nugedis), Centros de Memória e Projeto Cultural. 

No IFF Maricá, as oportunidades são para bolsistas com carga horária de 12 horas semanais, nos seguintes projetos:

Projeto: "Educação antirracista no IFF Maricá: redes de resistência afro e indígena";
Coordenação: professora Aline da Silva Azevedo de Carvalho.

Projeto: “Centro de Memória do IFF Campus Avançado Maricá 2023: em prol da valorização do patrimônio natural, histórico e cultural de Maricá”;
Coordenação: professora Elane Maria Farias de Carvalho.

Projeto: "Nugedis IFF Maricá: estéticas políticas e poéticas para justiça social";
Coordenação: professora Manuela Batista Nogueira.

Para conhecer os projetos aprovados nos demais campi do IFF acesse AQUI

 A seleção dos bolsistas ocorrerá de 20 a 28 de março e deverá conter, minimamente, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; análise da ficha de inscrição e do histórico ou boletim escolar do candidato, e outras etapas e critérios definidos e divulgados pelo coordenador. O resultado dos estudantes selecionados será publicado no dia 31 de março de 2023.

 As atividades dos projetos estão previstas para iniciarem no dia 1º de abril de 2023.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções: Processo de Seleção de Projetos de Cultura e Diversidade.

 Projetos de Extensão:

A seleção para os projetos de extensão é regida pelo edital Edital N° 231/2022. As inscrições para bolsistas e voluntários devem ser realizadas pelo estudante, de 8 a 14 de marçoonline, no Suap. Em Maricá, há um projeto a ser desenvolvido em 2023:

Projeto: "Rendas do Petróleo: Tecendo participação popular de jovens maricaenses para o exercício do controle social através de uma Educação Ambiental Crítica";
Coordenação: professora Elane Maria Farias de Carvalho;
Vaga: voluntário.

Para conhecer os projetos nos demais campi do IFF acesse AQUI

A seleção dos bolsistas ocorrerá de 15 a 25 de março e deverá conter, minimamente, as seguintes etapas: entrevista com perguntas iguais para todos os candidatos; análise da ficha de inscrição e do histórico ou boletim escolar do candidato e outras etapas, e critérios definidos e divulgados pelo coordenador. O resultado dos estudantes selecionados será publicado no dia 30 de março de 2023.

Todas as informações podem ser acompanhadas no Portal de Seleções: Processo de Seleção de Projetos de Extensão