CAMPUS MARICÁ

Visitas Técnicas

Alunos do IFF Maricá têm atividades sobre Ética Ambiental no Jardim Botânico e em estação de esgoto

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 06/02/2023 17h37, última modificação 06/02/2023 17h51
Estudantes do 3º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente participaram de visitas guiadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Pavuna e ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Visita Técnica de alunos do IFF Maricá

Alunos do IFF Maricá em visita técnica na Estação de Tratamento de Esgoto da Pavuna

Visita técnica em dose dupla nesta sexta-feira, 3 de fevereiro, para estudantes da turma 3A do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. E, desta vez, eles tiveram a oportunidade de participar de atividades guiadas na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) da Pavuna, localizada em Vigário Geral, Zona Norte do Rio, e no Instituto de Pesquisas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

A primeira parte da atividade letiva aconteceu na Estação de Tratamento de Esgoto, que faz parte do sistema operado pela empresa Águas do Rio. Por meio do programa de visitas “De Portas Abertas”, os alunos puderam observar o funcionamento dos decantadores, bombas, tubulações, motores, transformadores, sopradores e centrífugas que compõem toda a estrutura da unidade operacional.

“Mais rico do que ler um livro é ir a campo com técnicos que trabalham diariamente com saneamento, um tema tão relevante que dialoga com meio ambiente, saúde, qualidade de vida e segurança hídrica. Agradecemos muito à Águas do Rio pelo oportunidade de trazermos nossos estudantes para vivenciar o trabalho que é feito nesta estação, onde fomos recebidos com muito carinho e um belo lanche de confraternização", contou a professora do IFF Maricá Elane de Carvalho, responsável pela atividade com os estudantes.

O grupo formado por 20 alunos do Curso Técnico em Meio Ambiente já havia visitado, anteriormente, a ETE do Laranjal, em São Gonçalo, e pôde entender, na prática, os diferentes modelos de tratamento de esgoto em operação atualmente no estado.

“Conhecer de perto todo o processo de tratamento do esgoto, no último ano do curso certamente é uma grande contribuição para a minha formação. Antes de ir embora, quero deixar meu currículo aqui”, contou, entusiasmado, o estudante Eduardo Bruno Viana.

Na sequência, a turma seguiu para o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na Zona Sul do Rio, onde participou de uma visita guiada e de atividades educativas na sede do Instituto, com a responsável pelo Serviço de Educação Ambiental do Jardim Botânico e coordenadora de Extensão da Escola Nacional de Botânica Tropical, Milena Goulart Souza Rodrigues.

"Ainda tivemos a honra de sermos atendidos pela ex-responsável pelo Educação Ambiental do Jardim Botânico, a Maria Teresa de Jesus Gouveia, que nos doou livros maravilhosos para compor nosso acervo do IFF Maricá", destacou a professora Elane.

* Com parte das informações apurada pela Comunicação Social da empresa Águas do Rio.