CAMPUS MARICÁ

Ensino

Alunos do IFF Maricá têm aula externa de Educação Física com trilha e visita a museu em Itaipu

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 16/02/2023 18h01, última modificação 16/02/2023 19h40
Estudantes de Edificações e Meio Ambiente participaram de caminhada no Morro das Andorinhas e de visita mediada ao Museu de Arqueologia de Itaipu, em Niterói.
Alunos do IFF Maricá participam de trilha em Itaipu

Os alunos subiram o Morro das Andorinhas, em trilha na aula de Educação Física

Um dia de aulas diferente – com direito a trilha, intervalo de descanso na praia e visita a museu – para os estudantes de turmas dos Cursos Técnicos Integrados em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. Esta semana, as duas turmas partiram rumo à Niterói para uma atividade externa da disciplina de Educação Física, sob coordenação da professora Regiane Costa.

Na quarta-feira, 15 de fevereiro, foi a vez dos alunos de Meio Ambiente, enquanto a quinta-feira, dia 16, foi reservada para a turma de Edificações. A aula externa teve início com uma trilha de nível iniciante pelo Morro das Andorinhas, em Itaipu, Niterói. O cansaço da subida foi recompensado pela vista de toda a Região Oceânica de Niterói, no topo do morro, e uma pausa para o almoço na Praia de Itaipu.

Na parte da tarde, foi realizada uma visita mediada ao Museu de Arqueologia de Itaipu, onde os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre os movimentos de ocupação da região ao longo dos últimos sete mil anos. A unidade é vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus, órgão do Ministério da Cultura, e funciona de terça a sexta-feira, das 11h às 16h.

A mediação foi feita por Michelle Tizuka, arqueóloga do museu, que ressaltou a importância do programa de visitas voltado a escolas para a troca de vivências e conhecimentos sobre os povos originários.

"Essa troca com os estudantes é muito rica, é o momento em que temos a oportunidade de compartilhar um conhecimento que muitas vezes fica preso nos livros ou numa linguagem muito científica e técnica. A visita mediada permite o repasse desse conhecimento de uma forma acessível para todos e permite que tanta gente conheça um pouco mais de tantas histórias que temos guardadas nesse espaço", afirma Michelle Tizuka.

Aluno de Meio Ambiente do IFF Maricá, Antônio Carlos Avelar foi um dos participantes da aula externa de Educação Física.

"A trilha foi um pouco cansativa, mas é sempre bom demais quando temos atividades externas, principalmente por podermos conhecer novos lugares e sair um pouco da rotina de todos os dias na escola. A visita ao museu também agregou muito conhecimento, pudemos conhecer bastante sobre a história da região, numa visita guiada com muito conteúdo", contou o estudante.

O link com álbum completo de fotos da aula externa de quarta-feira está disponível em https://flic.kr/s/aHBqjAspEJ.