CAMPUS MARICÁ

Ensino

Alunos do IFF Maricá viram 'urbanistas por um dia' e elaboram propostas para o município

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Comunicação Social da Prefeitura de Maricá* publicado 07/11/2023 18h30, última modificação 07/11/2023 20h19
Acompanhados por professores do IFF e uma equipe de arquitetos da Prefeitura, grupo de 75 alunos visitou projeto em execução pela Secretaria Municipal de Urbanismo para elaborar propostas de urbanização no espaço.
Programa Urbanistas por um dia em Maricá

Os alunos do IFF Maricá na aula de campo pelo Programa 'Urbanistas por um dia'. Foto: Marcos Fabrício/ Prefeitura de Maricá

Às vésperas do Dia Mundial do Urbanismo, comemorado na quarta-feira, 8 de novembro, estudantes das três turmas de 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá sentiram, nesta terça-feira, dia 7, o gostinho de ser urbanistas por um dia. Acompanhados por professores do IFF e uma equipe de arquitetos da Prefeitura de Maricá, o grupo de 75 alunos visitou uma região no bairro Pedreiras, às margens do Rio Mumbuca, para conhecer um projeto de melhoria urbana em execução pela Secretaria Municipal de Urbanismo.

Ao longo das próximas semanas, os estudantes vão elaborar propostas de urbanização para o espaço, a partir de um projeto de ensino que está sendo desenvolvido de forma coordenada, no IFF Maricá, entre os professores Ana Cláudia Nunes, Daniela de Paula, Samuel Ribeiro e Isabella Maynard, como parte das disciplinas de Desenho Técnico e Arquitetônico, Tecnologia das Construções e Sustentabilidade e Meio Ambiente (SeMA). As melhores propostas serão encaminhadas para a Secretaria de Urbanismo, realizadora do Programa "Urbanistas por um dia", como sugestões para incorporação no projeto final.

"O mais importante num trabalho como esse é o fato de eles estarem atuando num projeto real. Em sala de aula, passamos exercícios imaginários, com terrenos e medidas imaginárias, mas num projeto real, eles têm a oportunidade de entender, de forma bastante clara e prática, as dimensões do espaço e os desafios que podem ser encontrados ao longo do projeto. É uma experiência muito parecida com a de um estágio. E eles foram muito bem nessa primeira atividade, fizeram croquis lá mesmo no espaço e apresentaram uma série de ideias bem interessantes", contou a professora de Desenho Técnico Arquitetônico Daniela de Paula.

O professor Samuel Ribeiro, de Tecnologia das Construções, destacou o fato de a atividade ser uma introdução fundamental para quem está no início da formação técnica.

"Tecnologia das Construções é uma disciplina introdutória, em que os alunos têm a oportunidade de ver de tudo um pouco. Então, essa atividade combinou muito bem com o que vem sendo trabalhado ao longo do ano, em sala de aula, e foi além. Isso porque toda obra envolve uma série de disciplinas. E, apesar de serem turmas de 1º ano, esse trabalho dialoga e aponta para matérias que eles cursarão no 2º e 3º ano, como Estudos Urbanos e Solos, já os preparando para ampliarem suas visões desde os conceitos iniciais até os mais avançados do curso", ressaltou o professor.

Nesta terça-feira, antes de partirem para a visita técnica ao local, os alunos participaram de uma apresentação no IFF Maricá sobre como funciona o Programa "Urbanista por Um Dia" e conhecer a projeção do planejamento que está sendo feita parta o trecho marginal no bairro Pedreiras. De acordo com a coordenadora do programa, a arquiteta da Prefeitura de Maricá Ana Claudia Garcia, o "Urbanista por Um Dia" está numa fase de expansão e chegou também à comunidade.

“Esses jovens são moradores da cidade e vão poder propor novos projetos com o pertencimento, pois são espaços conhecidos por eles há bastante tempo. Sempre levamos o programa a alunos da nossa rede no ensino fundamental, e agora estamos expandindo para o ensino médio, para que eles vejam na prática como é a elaboração”, explicou.

Um dos alunos que esteve na visita conta que já participou do "Urbanista por um dia" quando estava ainda no ensino fundamental. Ramom de Castro Moraes, de 16 anos, foi aluno da Escola Municipal Osdevaldo Marins da Matta, em Santa Paula, quando ainda cursava o 6º ano. Ele revelou que essa experiência o ajudou a decidir por cursar o Ensino Médio Técnico em Edificações, no IFF Maricá.

“Eu tinha uns 12 anos e o que marcou na época foi a preparação do projeto. Levei em consideração essa experiência na hora de escolher o curso. Acho importante ter essa prática, a vivência além da teoria, e quando a gente descobre que não é tão simples”, contou Ramom.

Sobre o ‘Urbanista por Um Dia’

Segundo a Secretaria de Urbanismo de Maricá, o programa “Urbanista Por um Dia” teve início em 2017, envolvendo inicialmente alunos do ensino fundamental. Por meio de dinâmicas em grupo, esses estudantes vivenciam um dia como arquitetos, explorando um espaço específico e a partir de suas concepções, propõem mudanças que são posteriormente convertidas em maquetes, que por sua vez se transformam em estudos preliminares para o desenvolvimento da cidade.

Com o tempo, o programa evoluiu para abranger não apenas estudantes, mas também a comunidade em geral. Além disso, foi incorporada uma nova forma de atuação, como extensão acadêmica, com o objetivo de aprofundar o conhecimento dos alunos e estabelecer uma conexão entre teoria e prática, visando repensar o ambiente urbano para a transformação da cidade e de seus cidadãos. O programa tem como principal objetivo promover uma abordagem participativa e inclusiva na melhoria do ambiente urbano.

Texto elaborado pela Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com parte das informações coletadas da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Maricá em https://www.marica.rj.gov.br/noticia/alunos-do-iff-participam-do-programa-urbanista-por-um-dia/.