CAMPUS MARICÁ

Debates

Alunos do IFF participam de oficinas sobre recebimento e aplicação das rendas do petróleo em Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 30/05/2023 18h20, última modificação 30/05/2023 19h06
Projeto teve início neste mês de maio e segue até julho, abordando temas como Políticas Públicas, Participação e Controle Social, Orçamento Público e Transparência na Administração Pública.
Alunos do IFF no PEA Rendas

Os estudantes do IFF participaram de oficina no sábado, dia 20, sobre Administração Pública

Estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá iniciaram neste mês de maio a participação em uma série de oficinas que serão promovidas, até julho, pelo Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rendas do Petróleo, que tem como objetivo mobilizar a população para atuar no controle social do recebimento e aplicação das rendas petrolíferas, como os royalties, pelo poder municipal.

O primeiro encontro aconteceu no último dia 20, no Auditório do Banco Mumbuca, abordando o tema Administração Pública, e contou com a presença de 16 alunos do IFF Maricá. O grupo foi acompanhado pela professora Elane Carvalho, que coordena, no campus, o Projeto de Pesquisa de Jovens Talentos “Rendas do Petróleo em Maricá: formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma educação ambiental crítica”.

"As pautas ambientais que o PEA Rendas do Petróleo está trazendo à nossa cidade são muito importantes para o desenvolvimento crítico da comunidade. Hoje, eu sei falar de onde vem os nossos royalties de petróleo e, para mais, como funcionam os gastos municipais", ressalta o estudante do 3º ano do Curso Técnico em Edificações Isaías da Paz, que é bolsista do Jovens Talentos.

A próxima oficina acontecerá neste sábado, dia 2 de junho, com discussões voltadas ao tema de Políticas Públicas. As inscrições são feitas pelo formulário disponível em https://bit.ly/3BI8vIs. Até julho, também estão programados encontros sobre Participação e Controle Social, Orçamento Público, Transparência na Administração Pública e Incidência Política.

"Eu achei bem legal essa oportunidade que o IFF está proporcionando aos estudantes, abrindo meus olhos de outra forma para alguns assuntos que geralmente não são citados ou discutido em um ambiente escolar. Pretendo continuar nesse projeto, pois o assunto abordado me pareceu bem inovador e necessário aqui para Maricá", contou a aluna do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente Yris Beatriz.

O Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo – Tecendo a Participação Popular, também conhecido como PEA Rendas, é promovido pela Petrobras, como medida de mitigação exigida pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo Ibama, e tem como órgão executor a Fundação Instituto de Administração (FIA).