CAMPUS MARICÁ

Ano Letivo de 2022

Alunos dos cursos técnicos do IFF Maricá voltam às aulas com retomada do calendário letivo

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 22/08/2022 19h52, última modificação 22/08/2022 20h21
Aulas estão sendo ministradas em espaços de ensino adaptados, até a conclusão das obras de reparo estrutural no Bloco Pedagógico do campus.
Volta as aulas em Maricá

Os alunos participaram de uma reunião geral e, depois, seguiram para as aulas

Auditório lotado na manhã desta segunda-feira, dia 22 de agosto, para a reunião geral que marcou a reabertura do calendário letivo no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. O encontro com os alunos dos cursos técnicos foi organizado pela direção, em conjunto com as coordenações de curso e a equipe pedagógica, com o objetivo de prestar informações sobre a retomada das aulas, a readequação do calendário e o andamento das obras estruturais no campus, além de sanar dúvidas e registrar demandas apresentadas pelos estudantes.

"Hoje estamos retomando as aulas, de forma adaptada, sabendo que teremos muitos desafios pela frente. Mas sabendo também que essa retomada é fundamental, inclusive considerando a escuta dos alunos, dos professores, dos pais e responsáveis ao longo desses últimos dias", destacou o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá, Mendel Aleluia, em sua fala aos estudantes.

A reunião foi presidida pelo diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt, e contou ainda com a participação da coordenadora do Curso Técnico em Edificações, Keila Figueira, e do coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente, Renato Jonas de Oliveira, além de diversos professores. Ao fim da conversa, as turmas foram alocadas em espaços de ensino do campus, adaptados para serem usados provisoriamente como salas de aula, entre eles o prédio da biblioteca, o auditório e os laboratórios. A previsão é que sejam liberadas, ainda esta semana, as novas salas montadas em estruturas modulares que serão usadas durante as intervenções estruturais no Bloco Pedagógico.

Retorno adiado

O retorno das atividades presenciais após as férias escolares de julho no IFF Maricá havia sido adiado, em 1º de agosto, em decorrência de um atraso na instalação das estruturas modulares. Esses dez novos ambientes de ensino estão sendo montados na área externa do ginásio por uma empresa contratada pela Prefeitura de Maricá, que é a responsável pela construção do campus e também pelas obras de reparo, conforme acordo firmado entre o Município e o governo federal para a instalação do IFF em Maricá.

O uso do Bloco Pedagógico está suspenso desde julho, após a identificação de rachaduras na estrutura do prédio e um ofício emitido pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira. A conclusão das obras está prevista para ocorrer em até cinco meses. Até lá, será possível desenvolver todas as atividades acadêmicas previstas no calendário letivo nas dez salas de aula que estão sendo instaladas em estruturas modulares e com a realocação dos espaços de ensino prático no bloco de laboratórios, além da continuidade do uso do prédio da biblioteca para abrigar os laboratórios de desenho técnico.

Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com a Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão do IFF Maricá pelo e-mail pedagogico.marica@iff.edu.br.