CAMPUS MARICÁ

Parcerias

Aniversário de Maricá tem lançamento de projetos da Prefeitura a serem desenvolvidos junto com o IFF

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 30/05/2023 21h13, última modificação 30/05/2023 21h13
Durante comemoração de seus 209 anos, cidade ganhou seu primeiro Galpão Tecnológico, que conta com apoio do IFF para o desenvolvimento de projetos relacionados à geração de emprego e renda na região.
Lançamento do Galpão Tecnológico em Maricá

O lançamento do galpão contou com diversas autoridades locais

Em comemoração ao aniversário de 209 anos do município, no dia 26 de maio, a Prefeitura de Maricá anunciou ao longo da última semana uma série de investimentos e inaugurações, entre eles dois projetos diretamente ligados à atuação do Instituto Federal Fluminense (IFF) na região. O primeiro foi o Formatec: Maricá+Técnico, cujo lançamento na terça-feira, dia 23, formalizou a abertura de 1.760 vagas em seis novos cursos técnicos a serem ofertados gratuitamente no IFF Maricá, a partir de um convênio com o ICTIM, o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (Saiba mais sobre o Formatec AQUI).

A outra novidade é que, nesse mesmo dia, Maricá ganhou seu primeiro Galpão Tecnológico, onde funcionará uma fábrica de aplicativos, uma fábrica de startups e um coworking, além de, futuramente, uma incubadora de negócios. O projeto, criado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), conta com apoio do Instituto Federal Fluminense, do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ). As três instituições federais atualmente estudam a formação de um grupo de trabalho para atuar em conjunto no local.

“Para fomentar o ecossistema de inovação em Maricá e também, por tabela, nos municípios adjacentes, o Galpão Tecnológico é um passo gigantesco, algo pelo qual já vínhamos esperando ansiosamente há algum tempo. Fiquei muito feliz pelas possibilidades que se abrem de parcerias, convênios e projetos para o município, em geral, e para o IFF, em particular”, destaca a professora do IFF Maricá Elane Carvalho, que representou a instituição no evento de inauguração.

O Galpão Tecnológico fica localizado em Inoã e é o primeiro equipamento que integrará o futuro Parque Tecnológico da cidade, ainda em fase de implantação no bairro de Ubatiba, num terreno vizinho ao IFF, e que está com inauguração prevista para 2024.

“Penso que a demanda da cidade por formação, conhecimento e pelo desenvolvimento científico e tecnológico foram iniciados pela instalação e funcionamento do campus do IFF em Maricá, o primeiro capítulo do Parque Tecnológico. Construir um ecossistema de inovação é um objetivo de curto, médio e longo prazo e esses diálogos são essenciais para esse caminhar tecnológico em uma cidade em transformação social, econômica e cultural. Estou muito feliz e esperançoso pelo que podemos fazer no Leste Fluminense”, ressalta o diretor de Desenvolvimento da Codemar, Willian Higa.

Empreendedorismo e qualificação

Para o professor Marcelo Alencar, do Cefet-RJ, o Parque Tecnológico de Maricá é um mecanismo capaz de atrair empreendimentos e empregos qualificados para a região e promover as estratégias da Prefeitura e suas secretarias.

"Os Institutos Federais e o Cefet-RJ estão apoiando as ações do Parque em harmonia com as ações que ajudem a criar emprego e renda para todos. A excelência da educação técnica em seus níveis médio e graduações são a forma de incluir o cidadão de Maricá nas oportunidades presentes e de futuro no Município. Dessa forma, podemos antever um ciclo virtuoso e recorrente de novos empreendimentos e menos dependentes do setor de Petróleo e Gás, assentando a cidade nas economias de conhecimento e verde”, explica o professor, que atua também na ReINC, uma rede fluminense de entidades promotoras de empreendedorismo de alto impacto com a capacidade de gerar e melhorar novos negócios, articular políticas visando alavancar a economia e desenvolver a sociedade, através da implantação de uma cultura de inovação.

De acordo com a Codemar, a seleção dos primeiros projetos que estarão no Galpão será por meio de edital, podendo participar pessoas físicas e pessoas jurídicas. As propostas serão analisadas, e as escolhidas receberão atendimento em todos os aspectos necessários para que coloquem seus produtos e serviços inovadores na rua. Empresas e profissionais, iniciantes ou não, terão apoio técnico, logístico, mercadológico, administrativo e consultoria especializada.