CAMPUS MARICÁ

Aulas

Ano letivo de 2024 no IFF Maricá terá início em 05/02 para cursos Concomitantes e Subsequentes e em 20/03 para Cursos Integrados ao Ensino Médio

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 24/01/2024 14h59, última modificação 24/01/2024 15h08
Novos alunos do campus deverão ficar atentos às datas de início do curso, conforme a modalidade de ensino.

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá dará início no dia 5 de fevereiro ao ano letivo de 2024 de seus novos Cursos Técnicos Concomitantes e Subsequentes em Edificações, Guia de Turismo, Informática, Logística e Meio Ambiente, ofertados por meio do Programa Formatec: Maricá+Técnico, em convênio com a Prefeitura, via Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

As atividades acontecerão nos seguintes horários:

• Cursos Concomitantes: das 14h às 18h;
  • Cursos Subsequentes: das 18h às 22h.

Mas, atenção: para os novos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente do IFF Maricá, selecionados por meio do Processo Seletivo 2024.1 do IFF, a data de início do ano letivo é diferente. Nessa modalidade, as aulas terão início no dia 20 de março, conforme prévia do calendário acadêmico elaborado pela Direção de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Cursos Concomitantes e Subsequentes

As turmas ingressantes em 2024 nas modalidades Concomitante e Subsequente serão as primeiras do IFF Maricá, tendo a oferta de vagas disponibilizada por meio de um convênio com o poder público municipal para qualificação de profissionais na região. A seleção foi realizada por meio de sorteio público no 2º semestre de 2023.

Os cursos da modalidade Concomitante são aqueles em que os estudantes fazem a formação técnica no IFF e o Ensino Médio em outra instituição de ensino pública ou particular, enquanto a modalidade Subsequente é aberta a quem já concluiu o Ensino Médio. O convênio com a Prefeitura de Maricá para oferta dos cursos concomitantes e subsequentes terá duração de três anos, com ingresso de novos alunos a cada semestre, totalizando 1.600 vagas ao longo do convênio.

Cursos Integrados ao Ensino Médio

Com início das aulas marcado para 20 de março, os novos alunos dos Cursos Técnicos Integrados (modalidade em que as disciplinas técnicas e o Ensino Médio são cursados de forma integrada no IFF) terão aulas nos turnos da manhã e tarde, conforme grade de horário a ser divulgada futuramente pela Direção de Ensino. Serão 140 novos alunos nas turmas de 1º ano de Edificações e Meio Ambiente, selecionados por meio de provas aplicadas em dezembro de 2023, no Processo Seletivo do IFF.