CAMPUS MARICÁ

Técnica e Criatividade

Arte dos povos indígenas é tema para produção de trabalhos em aula de desenho técnico do IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 25/04/2023 18h26, última modificação 25/04/2023 18h38
Estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações participaram de atividade diferenciada em alusão ao Dia dos Povos Indígenas.

Os trabalhos produzidos pelos alunos estão em exposição no laboratório

O laboratório onde acontecem as aulas de Desenho Técnico Arquitetônico no Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá está mais colorido nesses últimos dias. Os traços firmes continuam lá, mas em vez de fazer parte dos exercícios frios sobre escalas, eles dessa vez preenchem uma série de trabalhos produzidos pelos estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações em alusão ao Dia dos Povos Indígenas.

A data contou com uma programação especial no campus no dia 20 de abril, e trouxe à professora Daniela de Paula, que é uma das ministrantes da disciplina no IFF Maricá, a ideia de trabalhar o tema com os estudantes, misturando o conhecimento do desenho técnico à criatividade do desenho artístico. Para isso, as turmas conheceram um pouco mais sobre a arte dos povos originários, incluindo esculturas em madeira, ornamentações de instrumentos musicais e de utensílios, pinturas corporais e cerâmica, e foram apresentados à produção de artistas como Joseca Yanomami, Ehuana Yaira Yanomami, Kalepi Amarildo Isaac Sanöma, Weena Tikuna e Denilson Baniwa.

"Os alunos se mostraram muito interessados durante a contextualização sobre a arte dos povos originários, assim como para produzir os desenhos temáticos. Apesar de a disciplina ser sobre desenho técnico, em que temos uma rotina de exercícios mais duros e frios, esse trabalho foi de muita aprendizagem para a turma, eles puderam perceber inclusive que os povos ameríndios já trabalhavam com um padrão estético composto por linhas e formas. Foi uma aula mais livres, em que exigi apenas que os alunos usassem as cores e a criatividade. O resultado ficou excelente", destacou a professora.

Os trabalhos seguem em exibição no laboratório onde acontecem as aulas de Desenho Técnico Arquitetônico, no Bloco Pedagógico.