CAMPUS MARICÁ

Atletismo do IFF Maricá conquista medalha de prata nos Jogos das Instituições Federais

por admin publicado 30/08/2023 13h15, última modificação 26/10/2023 16h22
João Pedro Palomo e Marcos Antônio Alcântara disputaram o revezamento 4x400, ao lado de Nicollas Silva e Derik Rangel, do Campus Campos Centro.
5d14930a 7248 4ee0 b6db 0578a2dea99d

João Pedro Palomo e Marcos Antônio Alcântara, estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, conquistaram na manhã desta quarta-feira, 30 de agosto, a medalha de prata no revezamento 4x400, nos Jogos das Instituições Federais (JIF) - Etapa Sudeste, que está sendo realizado em Guarapari, Espírito Santo.

Esta é a primeira vez que o atletismo do campus sobe ao pódio em toda a história dos Jogos. Os estudantes-atletas de Maricá correram a prova junto com dois alunos do Campus Campos Centro, Nicollas Silva e Derik Rangel. O time de atletismo do campus no JIF-Sudeste inclui ainda os medalhistas de ouro do JINIFF 2023 Érick Vinícius e Ana Beatriz Ramos.

"A experiência de estar nos Jogos, representando nossa escola e o nosso Estado do Rio, já é muito gratificante. E conseguir uma conquista dessas para nós é incrível, ainda mais quando lembramos que é a primeira participação do IFF Maricá em provas de atletismo dos Jogos das Instituições Federais. Estamos muito felizes em poder levar essa prata para nosso campus", comemorou João Palomo, logo após a conquista, homenageando ainda o parceiro de corrida Érick Vinícius, que ficou de fora da prova por orientação médica.

A equipe de revezamento do IFF Maricá se classificou para o JIF-Sudeste após conquistar a medalha de ouro no JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF. Até então, o campus nunca havia ganhado medalhas nas seis edições em que participou da competição interna.

IFF tem delegação com 149 atletas no JIF

Os Jogos das Instituições Federais acontecem até a próxima sexta-feira, 1º de setembro, A seleção do IFF na competição tem 149 estudantes-atletas, de diversos campi, além de 13 servidores compondo a comissão técnica, para participar das 11 modalidades em disputa: atletismo, basquete, futebol de campo, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Os Jogos são sediados pelo Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com as disputas sendo realizadas em sua maioria no Sesc Guarapari.

Além do IFF e do Ifes, o evento terá delegações do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG); Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG); Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG); Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Colégio Pedro II (CPII); Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Esta é a terceira vez que o Campus Avançado Maricá tem estudantes convocados para participar do JIF. Em 2018, João Vitor Neves Pereira, Ludmila da Costa Messias e Nicole Letelba Carvalho Ferreira integraram a equipe de handebol das seletivas regionais, na época, compostas em suas bases por alunos-atletas dos campi Cabo Frio (time masculino) e Santo Antônio de Pádua e Bom Jesus do Itabapoana (time feminino). Em 2022, Clara Soares Peixoto participou da etapa Nacional dos Jogos, integrando a equipe de handebol feminino, formada pelo time de base do IFF Macaé.