CAMPUS MARICÁ

Jovens Talentos

Audiência pública sobre pré-sal em Maricá tem participação de representantes do IFF

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 18/05/2023 18h00, última modificação 19/05/2023 18h27
Audiência pública em Maricá

Os estudantes Sheila e Rafael, com a professora Elane e Carlos Sardenberg, da Petrobras

Dois estudantes e uma professora do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participaram na última quinta-feira, dia 11 de maio, de uma audiência pública, no município, para a apresentação da atividade de produção e escoamento de petróleo e gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos. A audiência foi promovida pela Petrobras e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Sheila Ferreira Seabra, aluna do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, e Rafael Sant'anna, do Curso de Edificações, participam do evento acompanhados pela professora Elane Carvalho. Eles integram o Projeto de Educação Ambiental Rendas do Petróleo (PEA Rendas), que é fomentado pela Petrobras com o objetivo de apoiar a divulgação e a discussão em torno da distribuição e da aplicação dos recursos financeiros públicos vindos da produção de petróleo e gás (royalties e participações especiais), além de serem bolsistas do projeto "Rendas do petróleo em Maricá: formando novos líderes jovens para o exercício do controle social através de uma educação ambiental crítica", que faz parte do Programa Jovens Talentos 2023-24, no IFF Maricá

"Nunca pensei que participaria de uma conferência da Petrobras, mas com a bolsa do PEA Rendas foi possível. Realmente, é uma oportunidade incrível, tanto pela experiência quanto pela expansão de conhecimento", contou Rafael Sant'anna.

Estudante do 1º ano de Meio Ambiente, Sheila Seabra aproveitou para conhecer diferentes vertentes da área em que está se formando.

"Essa oportunidade contribuiu muito para construção do meu conhecimento. Eu pude ter contato com ambientalistas e pesquisadores da Petrobrás que trabalham para calcular o possível dano em situações de crise e formas de remediar e prevenir. Pude ouvir também relatos dos pescadores e população próxima a plataformas de petróleo", destacou a aluna.

Oficinas introdutórias do PEA Rendas

Até este sábado, o PEA Rendas estará recebendo inscrições também de estudantes do campus interessados em participar de suas oficinas introdutórias sobre temas como Administração Pública, Políticas Públicas, Participação e Controle Social, Orçamento Público, Transparência na Administração Pública e Incidência Política. As atividades serão presenciais e acontecerão entre 20 de maio e 29 de julho. As inscrições são feitas pelo formulário disponível em https://bit.ly/3BI8vIs.