CAMPUS MARICÁ

Volta às Aulas

Auditório lotado e atividades de boas-vindas marcam abertura do ano letivo no IFF Maricá

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 20/03/2024 18h23, última modificação 20/03/2024 18h33
Novos alunos do Integrado participaram de bate-papo com a direção e coordenações, além de assistirem a uma palestra sobre formação profissional e fazerem uma visita guiada ao campus.
Abertura do ano letivo 2024 no IFF Maricá

O Grêmio Estudantil ficou responsável pela parte final da recepção aos calouros

O auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá ficou lotado nesta quarta-feira, 20 de março, para a abertura do ano letivo de 2024 e boas-vindas aos novos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente. São 140 ingressantes, sendo 70 em cada um dos dois cursos.

Eles participaram de um momento de bate-papo com a direção e coordenações, além de assistirem a uma palestra sobre formação profissional e fazerem uma visita guiada ao campus com o Grêmio Estudantil. A recepção inicial dos calouros foi feita pelo diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt.

“Abrimos nosso ano letivo, hoje, com auditório cheio, muitos sorrisos, muita expectativa e muita vibração dos novos alunos, o que mostra que estamos indo num caminho importante de consolidar o campus. As dificuldades a gente sabe que vão sendo superadas na medida em que a gente tem a consolidação de nossa infraestrutura e das ações, mas nossos cursos estão a cada novo ciclo mais fortes. Nosso desejo é que esses alunos tenham muito sucesso, pois são inúmeras as oportunidades e possibilidades de ensino, pesquisa e extensão que o Instituto abre a todos", destacou o diretor-geral.

O ponto alto da atividade de acolhimento ficou por conta de uma palestra com Franklin Medrado, professor licenciado de Biologia do IFF Maricá e que faz sucesso na internet como produtor de conteúdo, com mais de 3 milhões de seguidores no TikTok 1,8 milhão no Instagram, atualmente. O professor contou um pouco sobre o caminho percorrido durante sua formação profissional e destacou a importância de os alunos investirem nos estudos desde o momento inicial no Instituto.

"É uma experiência incrível poder estar aqui hoje, que me faz lembrar da época em que era diretor de Ensino, com o campus ainda em fase de obras... Chegar agora e ver esses novos alunos com o olhinho brilhando, a escola viva, crescendo e cheia de coisas novas acontecendo é demais. Mesmo estando numa outra posição, agora de professor licenciado, mas ainda tendo relação com a sala de aula, vejo tudo isso como algo muito especial e que só reforça a importância da carreira docente, de incentivar os alunos a continuar estudando sempre. Isso faz parte da minha missão seja qual for o caminho que eu tome na minha vida", contou o Franklin Medrado, desejando muito sucesso aos calouros ao longo de suas jornadas no Instituto.

Seleção para bolsas de Pesquisa

A abertura do ano letivo contou ainda com uma apresentação sobre as oportunidades de bolsas de pesquisa no campus feita pelo coordenador da área no IFF Maricá, o professor Ronaldo Ferrito. Ele destacou a abertura de edital, nos próximos dias, da seleção de bolsistas do Programa Jovens Talentos, que recebe fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e tem previsão de ofertar 24 vagas em diferentes projetos no IFF Maricá. Poderão se candidatar estudantes do campus que estejam cursando o 1º ou 2º ano.

A parte final do evento de acolhimento ficou sob responsabilidade do Grêmio Estudantil, que fez uma visita guiada com os calouros pelos diversos espaços do campus. A partir desta quinta-feira, todas as turmas terão aulas regulares, conforme a relação de horários deste 1º semestre, disponível no Guia do Aluno 2024 e que pode ser acessada AQUI.