CAMPUS MARICÁ

Discussão

Campus Avançado Maricá realiza palestra para propor nova oferta de curso

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá com Reitoria publicado 21/06/2018 15h01, última modificação 27/06/2018 10h54
Proposta de construção de um curso técnico na área de Meio Ambiente foi o tema central do encontro.
Campus Avançado Maricá realiza palestra para propor nova oferta de curso

Engenheiro Químico Abílio Tozini esteve no Campus para colaborar com proposta de construção de um curso técnico na área de Meio Ambiente.

O Campus Avançado Maricá realizou uma palestra para a discussão de nova oferta de curso na área de Meio Ambiente, no dia 16 de maio de 2018.

O encontro contou com a presença do engenheiro químico Abílio Tozini, membro da comissão de Meio Ambiente do CREA/RJ. Durante a palestra, ele apresentou ponderações sobre a relação entre engenharia e sustentabilidade, debateu o cenário da relação entre os cursos técnicos e os conselhos de regulamentação profissional, e também avaliou a importância da formação integral do ser humano.

Responsável pelo convite ao palestrante, a professora de Filosofia Elane Carvalho destacou a importância do evento e a necessidade do Instituto Federal Fluminense se tornar referência no município de Maricá na temática da sustentabilidade.

O diretor geral interino do campus, Mendel Aleluia, considerou a atividade um importante espaço de diálogo e de troca de ideias sobre um tema de extrema relevância não só para as próximas ofertas do campus na área do ensino, mas também para a sociedade como um todo.

Também docente da área de Filosofia, Iracema Macedo ponderou sobre o papel da instituição no trabalho de formação de quadros técnicos para a sociedade: "a palestra do Abílio foi bastante inspiradora e esclarecedora particularmente a respeito do entrelaçamento fundamental entre as questões do meio ambiente e as práticas dos seres humanos, com ênfase na necessidade da formação ética e de boa qualidade técnica dos profissionais, além de uma excelente visão do que significa o serviço público como realização de um projeto de vida para várias gerações”, destacou.

As discussões sobre o novo curso seguem por meio de uma comissão implementada para construir o Projeto Pedagógico de Curso (PPC), e tem envolvido debates sobre a viabilidade, a aderência e as possíveis modalidades para esta possível oferta.

registrado em: , ,