CAMPUS MARICÁ

Ciência e Tecnologia

Clube de Astronomia do IFF Maricá inicia suas atividades com participação na inauguração do planetário do município

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 08/02/2024 13h26, última modificação 08/02/2024 13h27
O Clube de Astronomia do IFF Maricá é aberto a toda a comunidade e, para fazer parte da equipe, os interessados devem efetuar a inscrição até 23 de fevereiro, pelo e-mail elane.carvalho@gsuite.iff.edu.br
Visita do Clube de Astronomia do IFF Maricá ao planetário da cidade

Os primeiros integrantes do Clube de Astronomia participaram da inauguração do novo espaço em Itaipuaçu

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá deu início às atividades de seu Clube de Astronomia e, para celebrar em grande estilo, os primeiros integrantes do projeto participaram na tarde desta quarta-feira, 7 de fevereiro, da inauguração Casa da Ciência da Prefeitura de Maricá, também conhecida como Espaço Nave e que é o primeiro planetário do país a utilizar energia solar, além de contar com um observatório ao ar livre com telescópio e uma cúpula acústica de 7 metros de diâmetro com 50 poltronas.

A visita ao novo espaço, que fica localizado em Itaipuaçu, foi organizada pela professora do IFF Maricá Elane Carvalho, que é a coordenadora do Clube de Astronomia do campus, e contou com a participação de oito estudantes de turmas do 1º ao 3º ano dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio.

"Participar do Clube de Astronomia do IFF Maricá e presenciar a inauguração do planetário em nossa cidade são experiências enriquecedoras tanto para mim, quanto para os demais colegas. Essas atividades ampliam nosso entendimento sobre o espaço, e também promovem a educação científica de forma acessível. Para nós alunos, significa oportunidades práticas de aprendizado, despertando o interesse pela ciência e tecnologia. Já para a comunidade de Maricá, o planetário se torna um centro de divulgação científica, incentivando a curiosidade e proporcionando momentos educativos", destacou o aluno do 3º ano Isaías da Paz, acrescentando que "o IFF tem um papel de mostrar que a escola não é apenas um lugar onde se passa conteúdos em sala de aula, mas também de proporcionar para nós experiências de pesquisa e aprendizado, nos quais alimentam cada vez mais a vontade de aprender e de evoluir na carreira acadêmica".

Inscrições para entrar no Clube vão até 23/02

O Clube de Astronomia do IFF Maricá ganhou o nome de Nelson Travnik, astrônomo brasileiro que colaborou com o pouso do homem na Lua, após ser credenciado pela NASA, em 1969, e fazer parte do Programa Lion, que observava fenômenos lunares que pudessem afetar a missão de Neil Armstrong.

Segundo a professora Elane Carvalho, o Clube de Astronomia do IFF Maricá é aberto a toda a comunidade e, para fazer parte da equipe, os interessados devem efetuar a inscrição até 23 de fevereiro, pelo e-mail elane.carvalho@gsuite.iff.edu.br.

O Clube terá reuniões semanais, sempre às sextas-feiras, às 17h30, com início após a semana de recesso do Carnaval. Também estão programados, ao longo do ano, atividades como Cine Astronomia, visitas técnicas a planetários e museus de Astronomia, observações astronômicas com telescópio no campus e palestras.

Espaço Nave-Planetário é aberto ao público

Inaugurado nesta quarta-feira (07/02), pela Prefeitura de Maricá, na Rua Elisa Vieira Veras, esquina com Rua 32, em Itaipuaçu, o Espaço Nave-Planetário tem 900 metros quadrados e conta com projetor para exibição de filmes bidimensionais do sistema solar, astronomia, história e artes, além de um programa que projeta as imagens do céu de Maricá em tempo real. Há também sala de aula com recursos visuais, impressão 3D, robótica, observatório com telescópio, cinema, auditório e espaço coworking para empreendedores. A iniciativa é do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

De acordo com a prefeitura, o funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h30, para as escolas municipais, e aos sábados e domingos, das 8h às 17h30, o planetário fica aberto aos visitantes com quatro sessões diárias, que precisam ser agendadas pelo número de telefone (21) 92023-3842 (WhatsApp).