CAMPUS MARICÁ

Notícias

Visita Guiada

Clube de Astronomia do IFF Maricá realiza trilha em caminho percorrido por Charles Darwin

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 09/04/2024 19h18, última modificação 09/04/2024 19h23
Visita guiada à Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, faz parte de evento que integrou as comemorações dos 192 anos da passagem do naturalista inglês pela região.
Visita Técnica do IFF Maricá

Os integrantes do Clube de Astronomia participaram do evento promovido na Fazenda Itaocaia

A equipe do Clube de Astronomia Nelson Travnik, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, participou neste sábado, 6 de abril, de uma visita guiada à Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, num evento que integrou as comemorações dos 192 anos da passagem de Charles Darwin por Maricá.

Segundo a coordenadora do Clube, a professora do IFF Elane Carvalho, a iniciativa do evento, sob responsabilidade da educadora patrimonial Andréia Santanna, reforçou a importância de celebrar a ciência e a história, conectando-as à educação e ao patrimônio local. Charles Darwin, naturalista inglês e autor da teoria da evolução através da seleção natural, é considerado um dos cientistas mais influentes da história. Sua visita ao Brasil em 1832, incluindo a região de Maricá, teve um impacto significativo em suas pesquisas e contribuiu para a construção de sua obra fundamental.

“O evento ampliou imensamente as possibilidades de atividades para o nosso Clube de Astronomia do IFF Maricá. A experiência proporcionada aos alunos foi única, conectando-os à história da ciência, à beleza do nosso patrimônio e à importância da educação ambiental”, destacou.

A atividade incluiu uma palestra sobre Astronomia e Mitologia, conduzida pelo professor Wangles Silva, proporcionando aos participantes uma viagem fascinante pelas constelações e seus mitos, conectando o conhecimento científico à cultura e à imaginação, além de um momento de observação astronômica, com o auxílio de especialistas da agência de turismo astronômico Astrotrilhas.

Os participantes percorreram ainda a trilha interpretativa “Caminho de Darwin”, conduzidos pelo guia de turismo e condutor de visitantes em unidades de conservação, Wangles Silva, que também é professor do IFF. Houve ainda uma visita à Fazenda Itaocaia para contemplação da beleza natural do local, em que os visitantes aprenderam sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental.

Para o professor Wangles Silva, colaborador do Clube, a participação dos estudantes do IFF em atividades como essa é de fundamental importância:

“Para mim, que fiz parte do evento que lançou o circuito turístico científico Caminhos de Darwin junto aos meus professores do ensino médio, ter a participação dos alunos é uma atividade ímpar para o processo de ensino-aprendizagem, em especial para a educação patrimonial e a popularização das ciências. É uma experiência agregadora na formação de nossos alunos, em especial os docentes do curso técnico em Guia de Turismo, que faz parte do projeto Formatec”, ressaltou.

Ainda de acordo com a professora Elane Carvalho, hpa uma série de atividades sendo organizadas pelo Clube para os próximos meses:

"O Clube de Astronomia agradece ao convite e hospitalidade da equipe da Fazenda Itaocaia e colaboraram para o sucesso do evento. E convidamos toda a comunidade para futuras atividades que estão por vir. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante para a ciência, a educação e o patrimônio em Maricá".