Notícias
Visita Guiada
Clube de Astronomia do IFF Maricá realiza trilha em caminho percorrido por Charles Darwin
Os integrantes do Clube de Astronomia participaram do evento promovido na Fazenda Itaocaia
A equipe do Clube de Astronomia Nelson Travnik, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, participou neste sábado, 6 de abril, de uma visita guiada à Fazenda Itaocaia, em Itaipuaçu, num evento que integrou as comemorações dos 192 anos da passagem de Charles Darwin por Maricá.
Segundo a coordenadora do Clube, a professora do IFF Elane Carvalho, a iniciativa do evento, sob responsabilidade da educadora patrimonial Andréia Santanna, reforçou a importância de celebrar a ciência e a história, conectando-as à educação e ao patrimônio local. Charles Darwin, naturalista inglês e autor da teoria da evolução através da seleção natural, é considerado um dos cientistas mais influentes da história. Sua visita ao Brasil em 1832, incluindo a região de Maricá, teve um impacto significativo em suas pesquisas e contribuiu para a construção de sua obra fundamental.
“O evento ampliou imensamente as possibilidades de atividades para o nosso Clube de Astronomia do IFF Maricá. A experiência proporcionada aos alunos foi única, conectando-os à história da ciência, à beleza do nosso patrimônio e à importância da educação ambiental”, destacou.
A atividade incluiu uma palestra sobre Astronomia e Mitologia, conduzida pelo professor Wangles Silva, proporcionando aos participantes uma viagem fascinante pelas constelações e seus mitos, conectando o conhecimento científico à cultura e à imaginação, além de um momento de observação astronômica, com o auxílio de especialistas da agência de turismo astronômico Astrotrilhas.
Os participantes percorreram ainda a trilha interpretativa “Caminho de Darwin”, conduzidos pelo guia de turismo e condutor de visitantes em unidades de conservação, Wangles Silva, que também é professor do IFF. Houve ainda uma visita à Fazenda Itaocaia para contemplação da beleza natural do local, em que os visitantes aprenderam sobre a importância da preservação do patrimônio cultural e ambiental.
Para o professor Wangles Silva, colaborador do Clube, a participação dos estudantes do IFF em atividades como essa é de fundamental importância:
“Para mim, que fiz parte do evento que lançou o circuito turístico científico Caminhos de Darwin junto aos meus professores do ensino médio, ter a participação dos alunos é uma atividade ímpar para o processo de ensino-aprendizagem, em especial para a educação patrimonial e a popularização das ciências. É uma experiência agregadora na formação de nossos alunos, em especial os docentes do curso técnico em Guia de Turismo, que faz parte do projeto Formatec”, ressaltou.
Ainda de acordo com a professora Elane Carvalho, hpa uma série de atividades sendo organizadas pelo Clube para os próximos meses:
"O Clube de Astronomia agradece ao convite e hospitalidade da equipe da Fazenda Itaocaia e colaboraram para o sucesso do evento. E convidamos toda a comunidade para futuras atividades que estão por vir. Juntos, estamos construindo um futuro mais brilhante para a ciência, a educação e o patrimônio em Maricá".