CAMPUS MARICÁ

Notícias

Divulgação Científica

Clube de Astronomia do IFF Maricá recebe alunos da rede municipal em palestra sobre tecnologia ROV

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 11/03/2024 09h14, última modificação 11/03/2024 09h17
Evento realizado no auditório do campus reuniu estudantes dos colégios municipais Professora Zilca Lopes da Fontoura e Joana Benedicta Rangel.
Palestra do Clube de Astronomia do IFF Maricá

A palestra foi organizada por docentes e estudantes do campus que integram o Clube de Astronomia

Estudantes da Rede Municipal de Ensino de Maricá estiveram nesta sexta-feira, 8 de março, no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá para participar de uma atividade promovida pelo Clube de Astronomia Nelson Travnik, um projeto desenvolvido por docentes e alunos do campus.

A palestra abordou conhecimentos sobre a tecnologia de ROV (em inglês, Remote Operated Vehicle), que são veículos operados remotamente, especialmente no fundo do mar, e contou com a participação de Peteval Ferreira de Oliveira Filho, Adan Alves e Franciellen Duarte, da Empresa Petrotek Treinamentos, que apresentaram seus conhecimentos a alunos do Ensino Fundamental do Campus de Educação Pública Transformadora (Cept) Professora Zilca Lopes da Fontoura e do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel.

Os palestrantes falaram sobre as cinco classes de ROV e as diferentes profissões associadas a essa tecnologia, os impactos ambientais gerados e pagamentos de compensações ambientais, além de detalhes mais práticos ligados à profissão. Essa atividade foi promovida com a harpia Team, uma equipe mista do IFF Maricá com membros de outras instiuições e que vai participar do HERC, o Human Exploration Challenge, nos Estados Unidos.

"Foi um momento de bastante aprendizagem, troca de energia, e muita interação em torno de uma carreira pouco conhecida por esses jovens", destacou a professora Elane de Carvalho, coordenadora do Clube de Astronomia, que contou com a parceria do professor Wangles Avelis na organização do evento.

Além da palestra para os estudantes da rede municipal, o Clube de Astronomia recebeu a astrônoma Flávia Requeijo para uma atividade de divulgação científica sobre a carreira na área de Astronomia, que reuniu os integrantes do projeto e docentes do IFF Maricá.