CAMPUS MARICÁ

Notícias

Visita Técnica

Compostagem é tema de atividade prática para alunos do IFF Maricá em visita a praça agroecológica

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 30/01/2023 14h14, última modificação 30/01/2023 14h55
Turma do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente conheceu o projeto Baldinho do Bem, que é realizado na Praça Agroecológica de Araçatiba para reaproveitamento de resíduos orgânicos na agricultura.
Projeto de compostagem visitado por alunos do IFF Maricá

Alunos do IFF Maricá conheceram a estrutura do projeto na Praça Agroecológica

Uma aula diferente para os estudantes do 1º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá nesta segunda-feira, 30 de janeiro. A turma esteve na Praça Agroecológica de Araçatiba para conhecer o Baldinho do Bem, um projeto piloto de compostagem de resíduos orgânicos iniciado neste mês pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá.

A visita aconteceu durante o turno da manhã, e os alunos puderam percorrer toda a estrutura usada para armazenamento e manejo do material orgânico coletado, além de serem apresentados às técnicas usadas no processo de reciclagem dos resíduos para uso posterior na agricultura.

"Foi uma atividade muito enriquecedora para os alunos, pois, além de serem conscientizados sobre essa questão tão importante que é a compostagem, eles puderam fazer a aplicação prática das técnicas, usando as diferentes formas disponíveis na Praça Agroecológica, que são as baias de compostagem, os aterramentos e as composteiras giratórias", explicou a professora Elane Carvalho, responsável pela visita, acrescentando que a atividade faz parte do conteúdo da disciplina de Projeto de Pesquisa e Intervenção: "A ideia dessa disciplina é justamente fazer com que o aluno perceba, na prática, questões importantes na área de Meio Ambiente. E nada melhor do que poder ir no lugar onde os profissionais estão fazendo experiências na prática".

O Baldinho do Bem foi lançado oficialmente em 12 de janeiro, como projeto piloto, com o objetivo de fazer a sensibilização e a educação ambiental da população de Maricá sobre a importância de separar os resíduos orgânicos na fonte e dar uma destinação sustentável, podendo retornar os nutrientes ao solo para a agricultura. Em sua primeira ação, o projeto conseguiu compostar cerca de 100kg de resíduos orgânicos coletados por voluntários, incluindo itens como cascas de legumes e de frutas, restos de verduras, cascas de ovos, borra de café e filtro de papel. A proposta é que sejam distribuídos, em breve, cerca de cinco mil baldinhos para a população, ampliando a área de abrangência das ações.

Visita a projeto de agroecologia

Na compostagem, são usadas técnicas que buscam aumentar a eficiência dos processos de reciclagem de resíduos orgânicos, de modo que eles possam ser reaproveitados com segurança como fertilizantes na agricultura. É possível obter mais informações sobre o Baldinho do Bem e se cadastrar como voluntário pelo link https://bit.ly/3ZkTI0J.

Em dezembro passado, essa mesma turma já havia feito uma visita pedagógica guiada à Unidade de Produção da Fazenda Pública Joaquín Piñero, também em Maricá, para conhecer o espaço onde são produzidos, por meio de manejo agroecológico do solo, legumes e verduras para distribuição gratuita a órgãos públicos e entidades cadastradas. Ambos os projetos são desenvolvido pela Cooperativa de Trabalho em Assessoria a Empresas Sociais em Assentamentos de Reforma Agrária (Cooperar), por meio de um Termo de Colaboração com a Prefeitura de Maricá.