CAMPUS MARICÁ

Processo Seletivo

Convocados na 6ª reclassificação para cursos do IFF Maricá poderão enviar documentos até 04/05

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 03/05/2022 11h32, última modificação 03/05/2022 11h33
Os convocados precisam enviar os documentos solicitados no edital por meio do Portal de Inscrições do IFF, no site inscricoes.iff.edu.br.
Processo seletivo no IFF Maricá

O Instituto Federal Fluminense (IFF) publicou o resultado da verificação dos documentos e da situação de matrícula dos candidatos convocados na 6ª Reclassificação do Processo Seletivo para Ingresso nos Cursos Técnicos de Nível Médio 2022 – 1º Semestre de seus campi, entre eles o Campus Avançado Maricá. Os resultados estão disponíveis para consulta AQUI.

Os candidatos que constam na relação como "não matriculado" terão esta terça-feira, dia 3 de maio, e quarta-feira, dia 4, para enviar os documentos necessários. A situação de "não matriculado" pode ocorrer tanto para os candidatos que não fizeram a matrícula dentro do prazo inicial estabelecido, que terminou em 27 de abril, como para aqueles que a fizeram, mas tiveram alguma pendência nos documentos enviados.

Para fazer a matrícula, basta acessar o Portal de Inscrições (inscricoes.iff.edu.br), utilizando o login e a senha cadastrados no ato da inscrição, e seguir as orientações listadas no  Comunicado nº 05, de recomendações para matrícula, disponível AQUI. O passo a passo é o seguinte:

1. O candidato deverá acessar o Portal de Inscrições do IFF no link https://inscricoes.iff.edu.br/ ;
  2. Ao acessar o Portal de Inscrições deverá digitar seu login (CPF) e senha, e clicar em Entrar;
  3. Após realizar o login, o candidato deverá clicar em Realizar Matrícula ou Anexar mais arquivos que estará disponível na aba Minhas Inscrições, logo abaixo da inscrição em que foi convocado para matrícula;
  4. Clicando no link Realizar Matrícula ou anexar mais arquivos será aberto um formulário;
  5. No formulário o candidato deverá anexar os documentos exigidos para matrícula. Os documentos devem ser anexados no formato PDF. A soma de todos os documentos não deverá ultrapassar o tamanho máximo de 20 MB.
  6. Ao terminar de anexar todos os documentos obrigatórios para efetivação da matrícula, o candidato deverá clicar em enviar;
  7. O envio de novos documentos poderá ocorrer ao longo de todo período de matrícula da chamada em que o candidato for convocado.
  8. Após o primeiro envio de documentos, caso o candidato necessite enviar mais arquivos, o mesmo deverá realizar os procedimentos indicados nos números 1 e 2, e clicar em anexar mais arquivos, que estará disponível na aba Minhas Inscrições, logo abaixo da inscrição em que foi convocado para matrícula;
  9. Ao terminar de anexar os arquivos, o candidato deverá clicar em enviar.

Não serão aceitas cópias digitais não legíveis dos documentos exigidos para efetivação da matrícula. A possibilidade de envio da documentação estará disponível para todos os candidatos convocados para matrícula e não matriculados, conforme a 6ª Reclassificação, Comunicado Nº 30, de 25 de abril de 2022, do Processo Seletivo.

Recurso de cotistas

Os candidatos às vagas reservadas aos estudantes com renda bruta per capita familiar mensal menor ou igual a 1,5 salário mínimo, ou seja, às Cotas 1, 2, PCD 1 e PCD 2, que enviaram a documentação nos prazos para realização de matrícula estabelecidos, poderão encaminhar recurso, caso conste como não matriculado (inelegível).

1. O recurso deverá ser enviado de forma online, junto e no mesmo prazo estabelecido para o envio da documentação complementar.
  2. O candidato deverá elaborar o documento de recurso apresentando a justificativa pela solicitação. O documento deverá estar datado e assinado pelo candidato.
  3. O resultado do recurso será publicado junto a divulgação do resultado final da verificação dos documentos e da situação de matrícula da chamada em que o candidato for convocado. A manutenção da situação do candidato como “não matriculado” indicará o indeferimento do recurso, assim como a mudança para matriculado indicará que o recurso foi deferido.

Dúvidas sobre a matrícula

No dia 5 de janeiro, a Comissão Organizadora do Processo Seletivo 2022 realizou uma live, no canal oficial do campus no Youtube, para sanar dúvidas dos candidatos sobre a matrícula. O vídeo está disponível AQUI.

Quem estiver com dúvidas também pode enviar perguntas para o e-mail da Comissão Organizadora, que é o candidato.marica@iff.edu.br. Além disso, é fundamental que os aprovados leiam atentamente o Edital Nº 178/2021, onde estão todos os detalhes da seleção.

No Campus Avançado Maricá, o Processo Seletivo do IFF - 1º Semestre de 2022 contou com 789 candidatos na disputa pelas 105 vagas oferecidas nos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio em Edificações e Meio Ambiente. A seleção ocorreu por meio de um sorteio público eletrônico, em novembro. O ano letivo de 2022 teve início em abril.