CAMPUS MARICÁ

Coordenações de Curso do IFF Maricá divulgam instruções para simulado do Enem deste sábado letivo

por admin publicado 18/10/2023 17h33, última modificação 26/10/2023 16h15
Provas serão aplicadas para todos os estudantes das turmas de 1º, 2º e 3º ano do campus, com acesso liberado às salas a partir das 7h30 e início do exame às 8h.
Img_4762

As coordenações dos Cursos Técnicos em Edificações e Meio Ambiente do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá divulgaram as instruções para o Simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que será aplicado neste sábado letivo, 21 de outubro, para todos os estudantes das turmas de 1º, 2º e 3º ano do campus. O acesso às salas será liberado às 7h30, com início das provas às 8h.

Os estudantes deverão ficar atentos a uma série de regras, já como preparação para o dia em que forem, de fato, participar da prova oficial do Enem. Neste sábado letivo, haverá regras como:

• Para ingressar na sala de prova, apresentar o documento de identidade (RG, CNH ou carteira de trabalho);
  • Só poderá ser utilizada caneta preta ou azul transparente para fazer a prova;
  • O caderno de questões só poderá ser levado pelo estudante 2h após o início da simulado;
  • Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala do simulado e somente poderão sair juntos do recinto.

O Simulado terá 90 questões objetivas, sendo cada uma delas com cinco alternativas (A, B, C, D e E). As provas terão conteúdos diferentes para cada turma de 1º ao 3º ano do campus, conforme as disciplinas já ministradas para cada uma delas, podendo ser abordados conhecimentos de Artes, Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Literatura, Matemática, Química e Sociologia.

A duração da prova será de até cinco horas, sendo que os alunos que forem fazer a Redação terão 30 minutos adicionais.

Os estudantes deverão ficar atentos às proibições enquanto estiverem participando do simulado, que serão:

• Proibido o uso de óculos escuros, boné, chapéu, viseira, gorro ou itens similares;
  • Proibido o uso de material não transparente, como lápis, lapiseira, borracha, régua e corretivo;
  • Proibido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, calculadoras, gravadores ou qualquer item similar. Qualquer toque sonoro também causa a eliminação do participante;
  • Proibido o uso de fones de ouvido ou qualquer transmissor ou receptor de dados, seja imagens, vídeos ou mensagens;
  • Proibidas rasuras ou marcação dupla no cartão-resposta, pois elas podem ocasionar a anulação da resposta.

O simulado está sendo realizado pelas coordenações de curso como uma preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio. Este ano, o Enem acontecerá nos dias 5 e 12 de novembro, para mais de 3,9 milhões de inscritos em todo o país. O portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conta com uma página, que pode ser acessada AQUI, em que é possível encontrar as principais orientações para os participantes e as provas e gabaritos de edições anteriores.