Notícias
Inep
Curso de Edificações do IFF Maricá participará de estudo-piloto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica
A avaliação do curso será por meio de prova online, no campus.
Estudantes das turmas de último ano/ módulo dos Cursos Técnicos em Edificações, modalidades Integrado, Concomitante e Subsequente, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Maricá participarão, a partir da próxima sexta-feira, dia 14 de novembro de 2025, do estudo-piloto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Sinaept).
A prova será online, no laboratório de informática do campus, e será aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.
O cronograma de aplicação no IFF Maricá será o seguinte:
14/11 (sexta-feira), das 13h às 15h: Turma 3A Integrado (12 alunos);
17/11 (segunda-feira), das 13h às 15h: Turma 3B Integrado (12 alunos);
24/11 (segunda-feira), das 13h às 15h: Turma 3B Integrado (12 alunos);
28/11 (sexta-feira), das 14h30 às 16h30: Turma M3 Concomitante (9 alunos);
03/12 (quarta-feira), das 13h às 15h: Turma 3A Integrado (12 alunos);
05/12 (sexta-feira), das 18h30 às 20h30: Turma M3 Subsequente (15 alunos);
No caso da 3A e da 3B do Integrado em Edificações, cada uma das turmas foi dividida em duas sessões, com 12 alunos em cada um dos horários. A lista nominal informando em qual horário cada aluno realizará a prova será divulgada pela coordenação do curso.
O exame será aplicado no Laboratório 1 de Informática do campus, e os estudantes deverão ter cadastro ativo no GovBR (com a verificação em duas etapas desabilitada). A conta no GovBR é a mesma usada, por exemplo, nos processos seletivos do IFF e no Enem. Caso algum aluno ainda não tenha o cadastro, é possível acessar as orientações de criação de conta em https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br e em https://www.youtube.com/watch?v=qmqJqr3fN5w.
Prova terá duração de 2h
Na avaliação, os estudantes terão que responder, em até duas horas, 32 questões, sendo 26 referentes à área técnica e seis de conhecimentos gerais. O intuito é mensurar habilidades e avaliar o desempenho de estudantes concluintes do ensino técnico profissional de nível médio em todo o país.
O Sinaept integra a Política Nacional de Educação Profissional e Tecnológica (PNEPT) e marca a primeira avaliação do Inep composta, exclusivamente, por itens nato-digitais. A iniciativa é conduzida pela Diretoria de Avaliação da Educação Profissional e Tecnológica (Daept), testando instrumentos, procedimentos e plataformas digitais que vão embasar o modelo nacional de avaliação da educação profissional e tecnológica (EPT).
Operadas por meio da plataforma TAO, as avaliações contam com itens que exploram diferentes tipos de interações digitais, como arrastar e soltar, associação entre conceitos, seleção em imagens, organização de elementos em sequência lógica e ajuste de parâmetros em escalas deslizantes.
Além de Edificações, também participam dessa prova-piloto estudantes concluintes dos cursos técnicos em Administração, Agropecuária, Enfermagem, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Química, Segurança do Trabalho e Desenvolvimento de Sistemas. As 609 escolas selecionadas estão distribuídas por todo o país e pertencem à Rede Federal de EPT, às Redes Estaduais e Municipais de Ensino, ao Sistema S e à Rede Particular.
Os resultados serão enviados diretamente para cada uma das escolas participantes, e nenhum resultado individual do participante será divulgado a terceiros ou tornado público pelo Ministério da Educação.