CAMPUS MARICÁ

Formação Inicial

Curso de Libras do IFF Maricá tem aula de encerramento de sua 3ª edição, reunindo dez turmas

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 16/07/2024 13h42, última modificação 16/07/2024 13h42
Os alunos apresentaram, em Libras, a cultura local, economia, população, turismo e culinária de diferentes cidades e países na atividade presencial.
Curso de Libras no IFF Maricá

A aula de encerramento aconteceu na quadra do IFF Maricá

A terceira edição do Curso de Formação Inicial em Libras, a Língua Brasileira de Sinais, do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá chegou ao fim no último sábado, 13 de julho, reunindo os alunos das dez turmas deste ciclo 2023/2024.

Os participantes apresentaram, em grupos, o trabalho presencial, que é anterior à prova final do curso. Na atividade, os grupos contaram sobre a cultura local, economia, população, turismo e culinária de diferentes cidades e países, utilizando os conceitos de Libras aprendidos ao longo da formação.

O trabalho teve o objetivo também de promover uma maior integração entre os alunos e familiares, que foram convidados a participar. A aluna Lourdes Salles comentou sobre a experiência:

“Adorei o curso! Foi maravilhoso passar esses meses adquirindo mais conhecimento. Parabéns a toda equipe organizadora”, disse.

O curso de Formação Inicial em Libras é realizado pelo IFF, em parceria com o Poder Público Municipal desde 2022. As aulas desta terceira edição tiveram início em outubro do ano passado, acontecendo uma vez por semana, de forma remota (EAD), com enceramento neste mês de julho.

A formação atende a lei 10.426/2002 e o decreto nº 5.626/2005, que estabelecem o reconhecimento e a difusão da Libras, oportunizando, de forma pública e gratuita, a capacitação da população de Maricá. Essa política pública fomenta a inclusão social pelo aprendizado da língua e auxilia aqueles que desejam se especializar como intérprete de Libras.