CAMPUS MARICÁ

Notícias

Ensino

Direção do IFF Maricá terá reunião presencial com pais e responsáveis na segunda, dia 8, às 18h

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 05/08/2022 14h29, última modificação 05/08/2022 14h31
Encontro havia sido agendado na primeira reunião realizada na segunda-feira, dia 1º, para tratar sobre o adiamento do retorno às aulas e a instalação dos novos espaços de ensino no campus.

A direção do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá realizará na segunda-feira, dia 8 de agosto, às 18h, no auditório, uma segunda reunião presencial com pais e responsáveis pelos alunos dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio sobre o adiamento de duas semanas no retorno às aulas, após o período de férias. A alteração no calendário se deve a um atraso da Prefeitura de Maricá na instalação dos módulos que serão usados como salas de aula durante as intervenções para reforma na estrutura do Bloco Pedagógico.

A construção do campus foi feita pelo Município, que é também responsável pelas obras de reparo. A interrupção do uso do Bloco Pedagógico teve início em 4 de julho, com a identificação de rachaduras na estrutura do prédio e após um ofício emitido pela autarquia de Serviços de Obras de Maricá (SOMAR), informando sobre a necessidade de isolamento dessas áreas, considerando o trabalho das equipes e os incômodos gerados pela obra, como barulho e poeira. 

Na segunda-feira passada, dia 1º de agosto, quando as aulas deveriam ser retomadas após o período de férias de julho, foi realizada uma primeira reunião com pais e responsáveis, para que fossem passadas informações mais detalhadas sobre a situação. Na ocasião foi formada uma comissão para acompanhar as conversas entre o IFF e a Prefeitura de Maricá, além do andamento do trabalho de reforma da estrutura do prédio e de instalação dos módulos. Houve uma reunião também com os representantes de turma, na terça-feira, dia 2, em que os estudantes puderam sanar dúvidas e compartilhar suas preocupações e as dos colegas de turma, além de receberem informações sobre a readequação do calendário, o planejamento de reposição das aulas e das demais atividades acadêmicas. 

Nas duas primeiras semanas de julho, com a decisão de suspender o uso do Bloco Pedagógico, as coordenações de curso organizaram um cronograma especial, com as atividades acadêmicas provisoriamente em espaços adaptados, como o auditório, alguns laboratórios, o ginásio e o prédio da biblioteca, pois havia a previsão de termos os módulos instalados pela Prefeitura até o fim de julho. Com o atraso na instalação, segundo o diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bitencourt, foi preciso tomar uma decisão mais drástica, de adiamento do retorno às aulas, pois os módulos são fundamentais para que o campus possa dar sequência às atividades letivas de forma plena.