CAMPUS MARICÁ

Parceria

Diretores do IFF Maricá e do Polo de Inovação têm reunião para estudar ações em conjunto com Galpão Tecnológico

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 06/09/2024 17h42, última modificação 06/09/2024 22h07
O objetivo principal do encontro foi propor maneiras efetivas de envolvimento do IFF no processo de incubação de startups.
Reunião no Galpão Tecnológico de Maricá

A reunião teve a participação de Douglas Barboza, Vicente de Oliveira, Mendel Aleluia e Mariana Bottino

O diretor-geral do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, Mendel Aleluia, e o diretor do Polo de Inovação Campos dos Goytacazes, do IFF, Vicente de Oliveira, estiveram nesta quinta-feira, 5 de setembro, no Galpão Tecnológico   da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para uma reunião com a gestão local sobre possibilidades de cooperação entre as duas instituições.

O objetivo principal do encontro foi estudar maneiras efetivas de envolvimento do IFF no processo de incubação de startups, que são empresas ainda em estágio de desenvolvimento e que atuam de forma inovadora, a partir de modelos de negócio diferenciados.

De acordo com o superintendente de Tecnologia e Inovação da Codemar, Douglas Barboza, durante a visita foram abordadas oportunidades de colaboração institucional também em possíveis incentivos financeiros por meio da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).

“Essa parceria promete trazer benefícios consideráveis tanto para o desenvolvimento econômico de Maricá, quanto para a comunidade acadêmica do IFF e a população local”, destacou osuperintendente.

Segundo ele, a colaboração entre o IFF e a Codemar representa um avanço estratégico para Maricá, promovendo um ambiente mais propício ao surgimento de novas soluções e tecnologias.

“Com a assistência do Embrapii, espera-se que essa parceria traga resultados positivos para startups, alunos e para a comunidade como um todo, contribuindo para o crescimento e diversificação econômica da região”, disse.

Galpão funciona atualmente em Inoã

Inaugurado em 2023 pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), em Inoã, o Galpão é o primeiro equipamento a integrar o futuro Parque Tecnológico da cidade, que ficará localizado no bairro de Ubatiba, a poucos metros do IFF Maricá. O objetivo do espaço é incentivar o empreendedorismo local e transformar ideias inovadoras em produtos e serviços. Entre as startups em desenvolvimento desde a inauguração do espaço estão a Fábrica de Aplicativos, Mumbucar, Maricá Edutech e Escola de Startups.

“Essa aproximação com o IFF é fundamental para dar maior robustez em nossas ações atuais e futuras com as startups incubadas no Galpão Tecnológico, especialmente no sentido de ajudá-las a desenvolver seus produtos. O IFF poderá dar esse suporte tecnológico, por exemplo em etapas de validações e até mesmo de uso de laboratórios técnicos”, explicou Mariana Carnavale Bottino, coordenadora de Relacionamentos Institucionais do Galpão Tecnológico de Maricá.

Para o diretor-geral do IFF Maricá, as expectativas são muito boas.

“Essa visita fez parte de uma conversa ainda inicial, mas que poderá se desdobrar em tratativas que nos parecem muito interessantes tanto para nosso Instituto quanto para o desenvolvimento dessas startups em Maricá”, afirmou Mendel Aleluia.

As atividades do Galpão Tecnológico de Maricá estão centralizadas  atualmente num espaço localizado na Avenida Gilberto de Carvalho, 271, Inoã, até que o prédio oficial do Parque Tecnológico de Maricá, que está sendo construído em um terreno em frente ao IFF fique pronto.