CAMPUS MARICÁ

Divulgada relação de inscritos e data da seleção para bolsas em projeto de pesquisa do IFF Maricá

por admin publicado 18/08/2023 16h22, última modificação 26/10/2023 16h25
Entrevistas para o projeto "Mover-se na dispersão: como e para onde vai a população de Maricá" acontecerão na próxima sexta-feira, 25 de agosto.
900x600 bolsa

Foi divulgada nesta sexta-feira, 18 de agosto, a relação de inscritos e as datas e horários das entrevistas de seleção de bolsistas para o projeto de pesquisa "Mover-se na dispersão: como e para onde vai a população de Maricá", coordenado pela professora Ana Claudia Nunes Alves. São oferecidas duas bolsas, na modalidade de Iniciação Científica Júnior (ICJ), que têm fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e carga horária semanal de oito horas, com valor de bolsa mensal de R$ 300,00.

As entrevistas acontecerão na sexta-feira, 25 de agosto, na sala 7, nos seguintes horários:

• Mariana Pereira de Almeida (Edificações), às 13h;
  • Annia Schmaiah Araujo Andrade de Almeida (Edificações), às 13h15;
  • Larissa Eduarda Cardoso Silva Braga (Edificações), às 13h30;
  • Luiza da Cunha Murta (Edificações), às 13h45;
  • Mariana de Paula Rosa Ignácio (Edificações). às 14h;
  • Maria Luiza Dias Almenara (Meio Ambiente), às 14h15;
  • Camila Vieira Lopes (Meio Ambiente), às 14h30;
  • Gabriela Barboza da Silva Rosa (Meio Ambiente), às 14h45;
  • Kayanne da Conceição Delfino (Meio Ambiente), às 15h.

As candidatas que ainda não enviaram o texto solicitado, respondendo à questão "Por que você gostaria de participar deste projeto?", deverão enviá-lo para o e-mail da professora Ana Claudia Nunes Alves (ana.alves@iff.edu.br), até a próxima quarta-feira, 23 de agosto.

As bolsas de pesquisa ICJ no IFF Maricá terão validade de 12 meses, com início das atividades em setembro de 2023. O projeto "Mover-se na dispersão: como e para onde vai a população de Maricá" tem como objetivo conhecer a mobilidade urbana de Maricá em sua relação com o fenômeno da urbanização dispersa, visando avaliar como o município encontra-se em relação ao objetivo 11 da Agenda 2030 da ONU: cidades e comunidades sustentáveis, através da utilização de indicadores de qualidade e percepção dos usuários.

Entre seus objetivos específicos estão também conhecer o processo de expansão da mancha urbana de Maricá a partir da década de 1940; levantar dados, legislação e informações sobre mobilidade urbana na Região Metropolitana e em Maricá; conhecer o sistema viário e os itinerários dos modais de transportes mais utilizados no município; elaborar e implementar questionário para medição de indicadores de qualidade na utilização de modais de transporte em deslocamentos intra e intermunicipais diários; e realizar pesquisa de campo no trajeto da RJ-114, visando avaliar a qualidade do modais ônibus e bicicleta, bem como as condições das calçadas para trajetos a pé.