CAMPUS MARICÁ

Notícias

Evento

Encerramento da Mostra de Profissões do IFF Maricá tem roda de conversa sobre atuação dos urbanistas

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 27/10/2023 16h37, última modificação 31/10/2023 23h00
Ao longo da semana, evento teve ampla programação com palestras e visita técnica para aproximar os estudantes do mercado de trabalho atual, sob o ponto de vista de diferentes especialidades.
Mostra de Extensão do IFF Maricá

O encerramento da Mostra teve uma roda de conversa com arquitetas sobre a área de Urbanismo

O Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá recebeu nesta sexta-feira, 27 de outubro, especialistas em Urbanismo para uma roda de conversa com alunos dos Curso Técnico Integrado em Edificações e Meio Ambiente sobre as perspectivas e oportunidades profissionais na área. A atividade fez parte do encerramento da Mostra de Profissões 2023, que ao longo de toda a semana lotou o auditório do campus, com uma extensa programação composta por palestras, mesas-redondas e visita técnica, que tiveram o objetivo de aproximar os estudantes do IFF Maricá do mercado de trabalho atual, sob o ponto de vista de diferentes especialidades.

"A Mostra de Profissões do IFF Maricá é um evento que, este ano, chega à sua quinta edição, trazendo sempre essa ideia de aproximação de nossos estudantes com profissionais atuantes em diferentes setores, tanto no poder público quanto na iniciativa privada. E percebemos que, a cada ano, a Mostra ganha mais constância. Ao longo de toda esta semana, pudemos ver uma participação grande dos alunos, sempre demonstrando interesse nos debates propostos e fazendo perguntas com forte engajamento humano e uma preocupação social muito relevante enquanto profissionais em formação", destacou a professora da área de Arquitetura do IFF Maricá Ana Cláudia Nunes Alves, membro da comissão organizadora da Mostra.

A roda de conversa desta sexta-feira contou com a participação da arquiteta da Secretaria de Urbanismo de Maricá e coordenadora do Programa “Urbanista por um dia”, Ana Claudia Garcia, e com a arquiteta Natasha de Souza Mello, do Arkto Estúdio, que atua em projetos como o do futuro Parque Piedade, em execução pela Prefeitura do Rio. A mediação ficou por conta da professora do IFF Maricá Ana Claudia Nunes Alves.

"Fiquei imensamente feliz com o convite para a Mostra de Profissões e, mais ainda, em ver esse auditório cheio de estudantes, fazendo perguntas muito pertinentes e demonstrando um grande interesse pela área de Urbanismo. É importante que, nessa área de planejamento urbano do município, a gente tenha profissionais que sejam daqui, com o sentimento de pertencimento do local. E o que pude ver hoje, aqui no IFF Maricá, são jovens em formação profissional com inspiração para serem o futuro que esperamos para Maricá, porque eles sabem exatamente o que é melhor para nossa cidade", ressaltou Ana Claudia Garcia.

Formada há pouco mais de dois anos em Arquitetura e Urbanismo, Natasha Mello conta que eventos como a Mostra de Profissões podem ser um grande diferencial na escolha de carreira pelos futuros técnicos.

"Minha ideia nesta roda de conversa foi trazer para os estudantes a experiência de uma pessoa recém-formada, mostrando o que acontece após a conclusão do curso e que é possível sim para um urbanista encontrar opções muito interessantes de atuação no mercado atualmente. Percebi um grande interesse dos estudantes pela área e espero ter tocado, pelo menos um pouquinho, o coração deles para que, mesmo que não sigam na área de Urbanismo, possam seguir na área que amam e sejam profissionais realizados", destacou a arquiteta.

A Mostra de Profissões 2023 do IFF Maricá aconteceu entre os dias 23 e 27 de outubro. O site do evento é o eventos.iff.edu.br/mostradaprofissao2023