CAMPUS MARICÁ

Esporte

Equipe de atletismo do IFF Maricá conquista número recorde de medalhas de ouro para o campus no JINIFF

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 28/09/2024 19h41, última modificação 28/09/2024 19h41
Abertura dos Jogos Intercampi do IFF aconteceu neste sábado, dia 28, no Forte Marechal Hermes, em Macaé.
Equipe de atletismo do IFF Maricá

Estudantes-atletas do IFF Maricá participaram da primeira etapa do JINIFF

Um sábado dourado — e também prateado e bronzeado  para o Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá, na abertura da edição 2024 dos Jogos Intercampi do IFF, o JINIFF. Os estudantes-atletas do campus participaram neste dia 28 de setembro, no Forte Marechal Hermes, em Macaé, da etapa de atletismo da competição.

E o resultado foi só orgulho: quatro medalhas de ouro, dez de prata e três de bronze, totalizando 17 medalhas. O IFF Maricá nunca havia conquistado tantas medalhas nos Jogos. O recorde histórico até então era da edição de 2023, com três ouros, além de cinco pratas e oito bronzes, totalizando 16 ao longo de toda a competição, incluindo as demais modalidades.

Segundo o professor de Educação Física do IFF Maricá, Rian Rodrigues, este sábado foi muito especial para o esporte escolar do IFF, com provas acirradas e decididas na reta final, mas também com um importante fortalecimento das relações intercampi.

“Apesar do desejo de cada participante de ganhar, o que mais vimos foi a amizade entre os campi, muito apoio e solidariedade quando, por exemplo, alguém se lesionava. Ou quando as palmas e gritos de incentivo para auxiliar alguém que demonstrava esgotamento e cogitava desistir de uma prova antes do fim eram tão fortes ou maiores que as justas e merecidas palmas para medalhistas. Falando nelas, hoje o campus ganhou muitas, todas maravilhosas. Mas duas dessas, de ouro, foram com um sabor especial, pois foram as primeiras medalhas para estudantes PcD, conquistadas pelo nosso querido Kluivert, que participou do arremesso de peso e da prova mais nobre do atletismo, os 100m rasos. Em resumo, um dia de muitos aprendizados, confraternização e alegrias. Ver nossa juventude feliz, organizada e grupalizando cada vez mais me deixa muito orgulhoso”, contou Rian.

Os medalhistas do IFF Maricá foram:

- Marcelo Henrique Barboza: ouro nos 5000m masculino;

- Vivian Damásio: ouro nos 3000m feminino e prata no salto em Distância feminino;

- Kluivert dos Santos Charles: ouro nos 100m rasos masculino e ouro no arremesso de peso masculino (atletismo PcD);

- João Pedro Palomo: prata nos 1500m masculino;

- Francesco Di Lucca: prata nos 800m masculino;

- Antony Rodrigo: prata nos 200m masculino;

- Ana Carolina Pereira: prata nos 100m feminino;

- Marcelo Henrique Barboza: prata nos 100m rasos masculino;

- Equipe formada por Antony Rodrigo, Francesco Di Lucca, Marcos André Gonçalves e Samuel Siqueira: prata no revezamento 4x400m masculino;

- Equipe formada por Ana Carolina Pereira, Ana Clara Martins, Letícia Ferreira e Vivian Damásio: prata no revezamento 4x400m feminino;

- Equipe formada por Marcelo Henrique Barboza, Francesco Di Lucca, João Pedro Palomo e Marcos André Gonçalves: prata no revezamento 4x100m masculino;

- Equipe formada por Kamilly Nóbrega, Letícia Ferreira, Luiza Medeiros e Vivian Damásio: prata no revezamento 4x100m feminino;

-  Kamilly Nóbrega: bronze nos 800m feminino;

- Leticia Ferreira: bronze nos 200m feminino;

- Marcos André Gonçalves: bronze nos 100m rasos masculino.

Essa primeira etapa dos Jogos contou com disputas de corrida, salto em distância, arremesso de peso e lançamento de dardo, sendo realizadas em uma única fase, com as classificatórias e finais acontecendo ao longo da manhã e da tarde deste sábado.

Participaram das provas de atletismo estudantes-atletas dos campi Cabo Frio, Cambuci, Campos Guarus, Maricá, Itaperuna e Santo Antonio de Pádua, além do Campus Macaé, que sediou a modalidade, numa parceria com o Batalhão do Exército para uso do espaço esportivo do Forte Marechal Hermes.

O JINIFF 2024 terá ainda disputas nas modalidades de futebol, futsal, judô, basquete, handebol, natação, vôlei de praia, tênis de mesa, xadrez e voleibol, que acontecerão ao longo dos meses de outubro e novembro. São, ao todo, 855 estudantes-atletas de todo o Instituto inscritos na competição, sendo a delegação de Maricá formada por 112 esportistas.