CAMPUS MARICÁ

Notícias

Sustentabilidade

Equipe do IFF Maricá faz visita técnica visando estabelecer parceria para coleta seletiva no campus

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 26/06/2023 17h25, última modificação 26/06/2023 17h36
Servidores estiveram na Agência de Coleta Seletiva Eccos Sustentável, em Cordeirinho, com o objetivo de iniciar futuramente um trabalho de conscientização e de coleta de materiais para reciclagem.
Visita técnica a Agência de Coleta Seletiva

A Agência de Coleta funciona no bairro de Cordeirinho

Uma equipe de servidores do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá participou nesta segunda-feira, 26 de junho, de uma visita técnica à Agência de Coleta Seletiva Eccos Sustentável, em Cordeirinho, com o objetivo de iniciar futuramente, no campus, um trabalho de conscientização e de coleta de materiais e resíduos para reciclagem.

A visita foi organizada pelo professor André Coelho, que é coordenador do projeto "Criação e gerenciamento de sistema de gestão ambiental no Campus Avançado Maricá", do Programa Jovens Talentos, com fomento da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

"Conhecer o trabalho da cooperativa foi enriquecedor, pois conseguimos aliar as nossas demandas. Dessa forma, vamos mitigar uma quantidade considerável de matéria sólida, até então disposta como lixo comum, para a reciclagem, o que diminui nosso impacto ambiental no território", explica o professor, que esteve na Agência de Coleta Eccos Sustentável acompanhado pela professora da área de Geografia Tássia Cordeiro e da bibliotecária Danieli Brabo de Moraes, ambas do IFF Maricá.

A Agência de Coleta Seletiva de Cordeirinho é a primeira inauguarada em Maricá, com início das operações em março de 2022, a partir de uma iniciativa da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cidade Sustentável. O espaço funciona como um centro de câmbio da reciclagem e compensação financeira aos coletores e a população em geral, fazendo o descarte correto de materiais prejudiciais ao meio ambiente.

Engenheira ambiental da Plastic Bank, Danielle de Farias Gomes foi quem recebeu a equipe do IFF Maricá para apresentação das atividades realizadas atualmente em Cordeirinho. A profissional explica ainda que o material entregue é rastreado por meio da utilização da tecnologia blockchain, que é uma base de dados que rastreia toda a cadeia da reciclagem do material, desde o beneficiamento até a transformação em uma nova embalagem.

A ideia do IFF com a parceria é que materiais que atualmente são depositados no lixo comum, como garrafas pet, alumínio, papel e papelão possam ser reaproveitados na reciclagem. Há ainda a possibilidade de atuar como ponto de coleta de outros resíduos como óleo de cozinha e lixo eletrônico para destinação adequada na Agência.