CAMPUS MARICÁ

Jogos Intercampi

Equipes de basquete e xadrez do IFF Maricá disputam as finais do JINIFF 2023 neste sábado, 29/07

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 28/07/2023 14h36, última modificação 28/07/2023 14h43
Após conquistarem o primeiro lugar na fase de núcleos, time de basquete masculino e quarteto de xadrez feminino partem rumo ao Campus Campos Centro em busca do ouro nos Jogos.
Basquete do IFF Maricá

O time de basquete de Maricá venceu Quissamã na final regional do JINIFF

Chegou a hora da grande final para as equipes de basquete e xadrez do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá no JINIFF 2023, os Jogos Intercampi do IFF. Neste sábado, 29 de julho, os estudantes-atletas do time masculino de basquete e do quarteto feminino de xadrez disputam o ouro contra os respectivos campeões das duas modalidades nos núcleos do Norte e Noroeste Fluminense.

Os jogos terão início a partir das 9h, no Campus Campos Centro, com o torneio de basquete. Após ser campeão do Núcleo 3, no dia 15 de julho, em disputa acirrada com Quissamã, a equipe do IFF Maricá entra em quadra na busca pelo título inédito contra os campi Campos Centro e Bom Jesus. Cestinha na final regional, o estudante do 3º ano de Meio Ambiente Renato Assumpção conta que a equipe chega confiante na disputa pelo título de campeão do JINIFF.

"Chegamos para a final bem felizes e motivados. Nós nos superamos e adquirimos ânimo para ir ainda mais longe, já que o nosso campus nunca havia vencido o seu núcleo numa modalidade de quadra. Agora, todo o time aproveitou as férias para treinar, e esperamos brilhar ainda mais pelo nosso IFF Maricá", conta o atleta.

A escalação do time já foi definida pela professora de Educação Física do IFF Maricá e treinadora das equipes esportivas, Regiane Costa, e traz os seguintes estudantes-atletas: Eduardo Pacheco Graça, Francesco Di Lucca Barbosa Faé, João Augusto Dutra Baptista da Conceição, Kluivert dos Santos Charles, Yago Silveira Lima de Sousa, Marco Antonio de Alcantara, Miguel Angelo Barrozo de Lima, João Gabriel de Souza Pereira, Renato Assumpção Gimenes de Souza e Roberto Bastos Turon.

No xadrez, a equipe feminina do IFF Maricá também parte em busca de um ouro inédito, após conquistar o título de campeãs de núcleo, em final contra o Campus Macaé. Esta é a primeira vez que o Maricá participa do torneio de xadrez no JINIFF e terá seu quarteto formado pelas alunas-atletas Ana Alice Soares Mota Ferreira, Giovana de Oliveira Feitosa, Mariana de Paula Rosa Ignácio e Sheila Ferreira Seabra.

Campus acumula 14 medalhas na competição

As finais do xadrez e do basquete serão as últimas disputadas pelo IFF Maricá neste JINIFF 2023, que foi de recordes e medalhas inéditas. O campus, que entrou em funcionamento em 2015, conquistou este ano, pela primeira vez, vitórias na competição. E não foram poucas: são 14 pódios até agora, sendo 12 deles no atletismo, com provas realizadas em Macaé, em junho, e medalhas de prata e bronze, no handebol feminino e masculino, respectivamente, cujas finais aconteceram no IFF Maricá, em 8 de julho. O campus também disputou as seletivas do vôlei de praia e futsal, mas não conseguiu a classificação para as finais.

Os melhores colocados no JINIFF integrarão a Delegação do IFF que participará dos Jogos Regionais das Instituições Federais em Guarapari, no Espírito Santo, e funcionará como seletiva para a etapa nacional (JIFs).