CAMPUS MARICÁ

Esporte

Estudante do IFF Maricá conquista medalha de prata em circuito escolar de xadrez

por Comunicação Social do Campus Avançado Maricá publicado 13/03/2023 16h22, última modificação 13/03/2023 19h24
Isaias da Paz Filho foi vice-campeão, na categoria sub-18, da 1⁰ Etapa do Circuito Escolar de Xadrez da Região dos Lagos, como representante do IFF Maricá.
Torneio de Xadrez

O torneio aconteceu na cidade de Araruama

O estudante do 2º ano do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Edificações Isaias da Paz Filho conquistou neste fim de semana o vice-campeonato, na categoria sub-18, da 1⁰ Etapa do Circuito Escolar de Xadrez da Região dos Lagos, como representante do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá. O torneio aconteceu no sábado, 11 de março, reunindo atletas de toda a região, na cidade de Araruama.

Esta foi a segunda vez que Isaias representou o Instituto em torneios oficiais. O rapaz, que pratica o esporte há cinco anos e já havia sido campeão de xadrez nos Jogos Estudantis de Maricá, em 2019, antes de ingressar no IFF, participou no ano passado dos Jogos Internos do Instituto, disputando a modalidade de Xadrez Online com alunos de diferentes campi.

"Fiquei muito feliz com o resultado e espero representar o IFF Maricá em outras oportunidades", conta o estudante, que é também presidente do Grêmio Estudantil do IFF Maricá e tem planos de estimular a prática do xadrez entre os alunos do campus: "Esse é um esporte que visa exercitar a mente. Jogar xadrez com frequência pode ajudar na tomada de decisões, pode melhorar a concentração e paciência, além de benefícios em outras áreas da vida. Gostaria de fomentar a prática de xadrez no IFF para que, dessa forma, outros colegas tenham a oportunidade de competir e representar a nossa instituição".

Professora de Educação Física do IFF Maricá, Regiane Costa ressalta que a participação de Isaías no Circuito Escolar de Xadrez e seu engajamento na modalidade são incentivos para os estudantes do IFF Maricá, assim como de todo o município.

"Ficamos muito contentes com o envolvimento dele junto às ações nas escolas municipais e ao Grêmio Estudantil. Em breve, teremos um novo ano letivo pela frente cheio de desafio e de oportunidade de vivenciar atividades que contribuem para a formação integral do estudante. Nesse contexto, o xadrez estará presente nos Jogos Internos do IFF e, certamente, oportunizar a sua prática no campus atrairá interessados em aprender e se aprofundar na modalidade", destaca a professora.

O Circuito Escolar de Xadrez tem apoio da Federação de Xadrez do Estado do Rio de Janeiro e tem o objetivo de desenvolver a prática do xadrez na Região dos Lagos e no interior do Estado do Rio de Janeiro, incrementando o intercâmbio entre clubes e jogadores.