CAMPUS MARICÁ

Estudantes do IFF marcam presença na Festa Literária Internacional de Maricá, a FLIM

por admin publicado 22/09/2023 19h16, última modificação 26/10/2023 16h18
Além do espaço para compra de livros, com vouchers fornecidos pela prefeitura aos estudantes, evento sediou também nesta sexta-feira, 22, a final do 4º FestArt, com a participação de aluna do IFF.
Img_2912

Com sacolas cheias, olhares atentos e muita disposição, estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF) Campus Avançado Maricá percorreram nesta sexta-feira, 22 de setembro, as diversas tendas, palcos e espaços culturais da 8ª edição da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), que acontece até 1º de outubro, em Itaipuaçu. Pelo segundo ano consecutivo, a Prefeitura de Maricá, por meio de sua Secretaria de Educação, forneceu vouchers no valor de R$ 200,00 para a compra de livros a todos os estudantes do IFF Maricá.

"Estou gostando muito de participar da FLIM, principalmente por recebermos mais uma vez os vouchers para a compra de livros. Para nós estudantes ter esse valor disponível para escolher os livros é um incentivo muito bom", contou João Victor Desckiavoni, aluno do 1º ano do Curso Técnico em Meio Ambiente, que já havia participado do evento no ano passado, ainda como aluno da Rede Municipal de Maricá.

E não foi somente na tenda literária, em meio aos estandes das editoras, que o IFF marcou presença. Aluna do 3º ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, Julia Guerra participou da final do 4º FestArt, o Festival Estudantil de Artes de Maricá, que também aconteceu nesta sexta-feira, no Espaço FestArt, montado na FLIM. A estudante conquistou o 3º lugar na modalidade pintura, com a tela "Lagoa Limpa", em que retrata a paisagem de Araçatiba, a partir de uma perspectiva sobre a importância da preservação do local.

"Poder participar dessa final aqui na FLIM está sendo uma grande motivação, pela oportunidade de expor meu trabalho. Fiquei muito feliz, inclusive com outros estudantes vindo me perguntar sobre minha pintura e elogiando o trabalho. Quero muito que tudo isso possa ser uma motivação, não só para mim, mas para que outras pessoas também comecem a pintar", contou a estudante, que também aproveitou para percorrer a tenda literária.

Diretor-geral do IFF Maricá, Emerson Brum Bittencourt percorreu os diferentes espaços da FLIM e ressaltou a importância do evento, que é promovido anualmente pela Prefeitura, e em especial a participação de estudantes e servidores do Instituto.

"A FLIM se consolida como um espaço de formação cultural, de incentivo à leitura e à cultura, num aspecto amplo para o município. Nossos alunos do IFF estavam muito ansiosos para estarem aqui, participarem de toda essa festa e, claro, aproveitarem seus créditos em Mumbucas Literárias para comprar livros. E, mais do que isso, este ano estamos com uma aluna participando da exposição, dentro do concurso de artes, então é um marco para nosso Instituto", destacou o diretor-geral.

A 8ª Festa Literária Internacional de Maricá teve início na terça-feira, 19 de setembro, numa área de seis mil metros quadrados, com entrada gratuita e a presença de 60 editoras e espaços especiais dedicados a diferentes públicos, do infanto-juvenil ao adulto, além de shows, palestras, rodas de conversas, oficinas, exposições, entre diversas outras atrações. Os vouchers para compra de livros, este ano, foram batizados de Mumbuca Literária em referência à moeda social de Maricá. Foram distribuídos 35 mil vouchers para os estudantes das 65 escolas da rede municipal de ensino, além do IFF e das unidades da rede estadual.